#PROJETO INOVAJOR: O JORNALISMO AFIRMANDO A ACESSIBILIDADE E A DIVERSIDADE ÉTNICA NA UFT

Autores

  • Jardeane Reis de Araújo Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Luisa Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-5711-2295
  • Aristóteles de Almeida Aires Júnior Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Fernando Universidade Federal do Tocantins
  • Jardeane de Araújo Universidade Federal do Tocantins
  • Kaio Alexandre da Silva Carvalho Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-8146-6042
  • Kauê Barbosa N. de S. Guerra Universidade Federal do Tocantins
  • Kleidiane Araújo da Silva Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-0952-3137
  • Mayla Dias Karajá Amorim Universidade Federal do Tocantins
  • Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14208

Resumo

O projeto Inovajor teve o objetivo promover o protagonismo dos acadêmicos e estimular o monitoramento de acesso aos conteúdos educativos, teóricos e habilidades técnicas para alunos com deficiência física, indígenas e quilombolas do curso de jornalismo da UFT. Promover canais de comunicação midiáticos que permitissem o protagonismo desses alunos, estimulando a troca de saberes e experiências de acessibilidade nas universidades, as inovações propostas por startups e empresas que promovem aplicativos e instrumentos para oferecer melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. A metodologia participativa permitiu a inserção de novos atores que foram decisivos para acrescentar experiências, principalmente para os alunos com baixa visão ou cegos. O resultado das ações dá mostras de que se obteve um resultado satisfatório tanto para os monitores e tutora, uma vez que aprofundaram as técnicas de produção jornalística, bem como para os alunos público-alvo do projeto, que participaram exitosamente da experiência com o Inovajor.

PALAVRAS-CHAVE: Inovação; Acessibilidade; Inclusão; Jornalismo.

Biografia do Autor

Ana Luisa , Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: duarte.miranda@mail.uft.edu.br.

Aristóteles de Almeida Aires Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins.

Carlos Fernando , Universidade Federal do Tocantins

Professor do curso de Jornalismo, vice-coordenador do projeto Inovajor. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1363-1082

Jardeane de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda da Pós-Graduação em Letras - UFT. Porto Nacional, Tocantins; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9463-3380. E-mail: jardeane.araujo@outlook.com.

Kaio Alexandre da Silva Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do Curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: kaio.alexandre@mail.uft.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8146-6042

Kauê Barbosa N. de S. Guerra , Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: kaue.nogueira@mail.uft.edu.br

Kleidiane Araújo da Silva , Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: araujo.kleidiane@mail.uft.edu.br.

Mayla Dias Karajá Amorim, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: maylakaraja@gmail.com

Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Geografia, Docente no curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: mariaf@uft.edu.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1713-8332 

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Reis de Araújo, J., Duarte de Miranda, A. L. ., de Almeida Aires Júnior, A. ., Franco, C. F. ., de Araújo, J., da Silva Carvalho, K. A. ., … de Albuquerque Caracristi, M. de F. . (2022). #PROJETO INOVAJOR: O JORNALISMO AFIRMANDO A ACESSIBILIDADE E A DIVERSIDADE ÉTNICA NA UFT. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 76–92. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14208

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)