#PROJETO INOVAJOR: O JORNALISMO AFIRMANDO A ACESSIBILIDADE E A DIVERSIDADE ÉTNICA NA UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14208Resumo
O projeto Inovajor teve o objetivo promover o protagonismo dos acadêmicos e estimular o monitoramento de acesso aos conteúdos educativos, teóricos e habilidades técnicas para alunos com deficiência física, indígenas e quilombolas do curso de jornalismo da UFT. Promover canais de comunicação midiáticos que permitissem o protagonismo desses alunos, estimulando a troca de saberes e experiências de acessibilidade nas universidades, as inovações propostas por startups e empresas que promovem aplicativos e instrumentos para oferecer melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. A metodologia participativa permitiu a inserção de novos atores que foram decisivos para acrescentar experiências, principalmente para os alunos com baixa visão ou cegos. O resultado das ações dá mostras de que se obteve um resultado satisfatório tanto para os monitores e tutora, uma vez que aprofundaram as técnicas de produção jornalística, bem como para os alunos público-alvo do projeto, que participaram exitosamente da experiência com o Inovajor.
PALAVRAS-CHAVE: Inovação; Acessibilidade; Inclusão; Jornalismo.