CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/CAPEDUCA

Palavras-chave:

Educação Física, Educação infantil, Capoeira, Mover-se corporal

Resumo

O estudo investiga o impacto da capoeira como conteúdo educacional lúdico nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, destacando três perspectivas do mover-se corporal: no, sobre e através. Realizado em uma instituição pública de Palmas/TO com crianças de cinco anos, o trabalho revela que a capoeira não apenas diversifica o ensino tradicional de Educação Física, mas também enriquece as experiências motoras das crianças através do uso de materiais pedagógicos diferenciados. Além disso, a capoeira promove a valorização da cultura negra e da diversidade cultural, inserindo temas atuais desde a infância. Conclui-se que é viável incorporar conteúdos não convencionais na Educação Física infantil, explorando as dimensões conceitual, atitudinal e procedimental, enquanto estimula o desenvolvimento social, cognitivo, motor e afetivo das crianças através do movimento e do ambiente facilitador proporcionado pela prática.

Biografia do Autor

Elisabete Antonia Pereira Carneiro, UFT

Mestranda - Programa de Mestrado Profissional em Educação Física – ProEF/ Polo UFT, professora de Educação Física da Rede Municipal de Palmas – TO.

Vitor Antônio Cerignoni Coelho, UFT

Vitor Antonio Cerignoni Coelho é Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte e Desenvolvimento Motor (GEPEDEM - UFT) e é pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Movimento Humano (NUPEM - UNIMEP). É docente no curso de Licenciatura em Educação Física e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (PROEF/UFT), com experiência destacada nas áreas de Educação Infantil, Educação Física Escolar e Desenvolvimento Humano.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2. trim. 2009.

BART, O., JARUS, T., EREZ, Y., & ROSENBERG, L. How do young children with ASD participate and enjoy daily activities? Research in Developmental Disabilities, v. 32, n. 4, p.1317-1322, 2011. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2011.01.039

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: ensino fundamental. Brasília, DF:MEC/SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 15/05/2024

BRASIL. Plano Nacional de Educação - Brasília, DF: Lei 13.005/2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em 12/05/2024.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação, Brasília, 1998.

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CAMPOS, Hélio. Capoeira na escola. Salvador: EDUFBA, 2001.

CAMPOS, Eleni Fernandes Gonçalves. A prática da capoeira em âmbito escolar. Monografia (Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica). Universidade de Brasília. Brasília, 2013.

C NCIO, Raimundo N. P.; ARAÚJO, Sônia Maria. Educação Escolar, Saberes Culturais e Práticas Educativas dos Rezadores de Almas na Amazônia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 1864-1884, 2016.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e quietudes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

COLLA, R. A. O cuidado como dimensão ontológica na educação infantil: sobre corpos, espaços e movimentos na constituição do ser-no-mundo. Pro-posições 31, 2020.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. A. C. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DE MELO, Fernando; ANTUNES BARREIRA, Cristiano Roque. As fronteiras psicológicas entre violência, luta e brincadeira: as transições fenomenológicas na prática da capoeira. Movimento, v. 21, n. 1, pp. 125-138, 2015.

FELICIO, P. F. V.; MANOEL, E. de J. A natureza das ações encarnadas/incorporadas e situadas e suas implicações para o estudo do desenvolvimento humano. In: Bresciani Filho, E.; D'Ottaviano, I. M. L.; Gonzalez, M. E. Q.; Pellegrini, A. M.; Andrade, R. S. C. (Org.). Auto-organização: Estudos interdisciplinares. Coleção CLE. 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2014, v. 66, p. 189-231.

IVAZAKI, Ana Claudia Dias. Capoeira da educação infantil: relações étnico-raciais

na formação de professores. 2018. 196f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação

Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba,

Campina grande, PB.

MANOEL, Edison. Mover-se corporal, O Extraordinário Comum – Uma visão da biologia evolucionária e Psicologia Cognitiva. Ciclo de conferencias em Educação Física e Esporte da EEFE/USP. 12 de julho de 2019. Disponível em: https://youtu.be/9TIZvcGeHOE?si=va87fkf6l2wCk2Ar Acesso em 05/05/2024.

MANOEL, E. de J.; Sobre conhecimento, ação motora e educação física. In: Edison de J. Manoel; Luiz Eduardo P. T. Dantas. (Org.). A construção do conhecimento na educação física escolar: Ensaios e Experiências. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 15-32.

MORAIS, Rosane. et al. O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros, Journal of Physical Education v. 27 2016. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.27142016

MARASCA, Aline Riboli. et al. O papel da frequência à instituições de educação infantil e de variáveis do ambiente doméstico no desenvolvimento da criança de zero a seis anos. Avances en Psicología Latinoamericana, Bogotá, v. 41, n. 1, p. 1-20, 2023. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.8796

NICOLINI, Daniela Cardoso et al. Intervenção motora na educação física: engajamento, competência percebida, comportamento do professor e contexto da aula.” Revista brasileira de ciência & movimento 30.3 (2023): Revista brasileira de ciência & movimento, V.30, n. 3, p.30-39, 2023.

REIS, Laudeth Alves dos; MUSSATO, Maira dos Santos; SIMÕES, Regina Maria Rovigati. Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Motrivivência, [S. l.], v. 28, n. 49, p. 221–226, 2016.

SANTOS, Maria Roseli Sousa. Entre o Rio e as Artes: uma cartografia dos saberes artístico-culturais emergentes das histórias de vida em Caratateua. Dissertação (Mestrado em Educação). Belém, UEPA, 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Gladson de Oliveira; HEINE, Vinicius. Capoeira: um instrumento para a

cidadania. São Paulo. Phorte, 2008

ZABALA, A. A prática educativa como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Pereira Carneiro, E. A., & Cerignoni Coelho, V. A. (2024). CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(2), 320–347. https://doi.org/10.20873/CAPEDUCA