PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOGOS E BRINCADEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/PIBRINCPalavras-chave:
Jogos e brincadeiras, Educação Física, Construção de materiaisResumo
O presente estudo tem como objetivo descrever nossas experiências com o PIBID na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Professora Aldenora A. Correia, no município de Tocantinópolis - TO, com ênfase na disciplina de Educação Física e no desenvolvimento de jogos e brincadeiras. Trata-se de um relato de experiência de caráter autobiográfico, desenvolvido nas aulas de Educação Física, juntamente com nosso supervisor. Os resultados demostram que a construção de materiais pode representar uma importante estratégia para envolver os alunos de forma criativa e participativa em seu processo de aprendizado. Conclui-se que tal experiência nos proporcionou cum conjunto de habilidades e os conhecimentos que confluem para uma maior identificação com a atividade docente.
Referências
FIGUEIRÊDO, P. A.; COSTA, M. L. F. Construção dos equipamentos para os esportes com raquetes: um produto educacional para auxiliar na prática pedagógica. Corpoconsciência, [S. l.], v. 28, p. e17885, 2024.
SACRISTÁN, G. J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
SEBASTIÃO, L.; FREIRE, E. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física; um estudo de caso. Pensar a prática, v. 12, n. 3, p. 1-12, 2009.
SCHNEIDER, O.; BUENO, J. G. A relação dos alunos com o saber compartilhado nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 23-46, 2005.
TEIXEIRA, L. C. Escrita autobiográfica e construção subjetiva. Psicologia USP, São Paulo, v. 14, n. 1, 2003.
TOCANTINS. Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Palmas, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.