PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOGOS E BRINCADEIRAS

Autores

  • Mayrhon José Abrantes Farias Universidade Federal do Maranhão
  • Adriano Lopes de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Stênio Carvalho dos Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Bruna Santos Taveira Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Hellen Regina Marques Bandeira Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/PIBRINC

Palavras-chave:

Jogos e brincadeiras, Educação Física, Construção de materiais

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever nossas experiências com o PIBID na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Professora Aldenora A. Correia, no município de Tocantinópolis - TO, com ênfase na disciplina de Educação Física e no desenvolvimento de jogos e brincadeiras. Trata-se de um relato de experiência de caráter autobiográfico, desenvolvido nas aulas de Educação Física, juntamente com nosso supervisor. Os resultados demostram que a construção de materiais pode representar uma importante estratégia para envolver os alunos de forma criativa e participativa em seu processo de aprendizado. Conclui-se que tal experiência nos proporcionou cum conjunto de habilidades e os conhecimentos que confluem para uma maior identificação com a atividade docente.

Biografia do Autor

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Maranhão

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís - MA. Possui Doutorado em Educação Física pela Universidade de Brasília.

 

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Possui Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Stênio Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduando em Educação Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Bruna Santos Taveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Hellen Regina Marques Bandeira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Referências

FIGUEIRÊDO, P. A.; COSTA, M. L. F. Construção dos equipamentos para os esportes com raquetes: um produto educacional para auxiliar na prática pedagógica. Corpoconsciência, [S. l.], v. 28, p. e17885, 2024.

SACRISTÁN, G. J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

SEBASTIÃO, L.; FREIRE, E. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física; um estudo de caso. Pensar a prática, v. 12, n. 3, p. 1-12, 2009.

SCHNEIDER, O.; BUENO, J. G. A relação dos alunos com o saber compartilhado nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 23-46, 2005.

TEIXEIRA, L. C. Escrita autobiográfica e construção subjetiva. Psicologia USP, São Paulo, v. 14, n. 1, 2003.

TOCANTINS. Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Palmas, 2019.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Abrantes Farias, M. J., Lopes de Souza, A., Carvalho dos Santos, S., Santos Taveira, B., & Marques Bandeira, H. R. (2025). PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOGOS E BRINCADEIRAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 396–402. https://doi.org/10.20873/PIBRINC

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)