A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PIBID:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.20873/JOGPIBIDPalavras-chave:
Educação Física, Jogos e brincadeiras, Ensino MédioResumo
O presente estudo tem como objetivo relatar as experiências pedagógicas com os jogos e brincadeiras, enquanto conteúdos da Cultura Corporal, no componente curricular Educação Física no Ensino Médio, durante a participação no PIBID/EF/UFNT. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que se reporta a narrativas autobiográficas dos/as bolsistas, registradas em diários de campo. As atividades se deram no 1° ano do Ensino Médio do Colégio Deputado Darcy Marinho, localizado em Tocantinópolis-TO. Os resultados revelam os jogos e brincadeiras como conteúdos bem acolhidos pelos/as alunos/as, proporcionando interações e ações colaborativas entre pares, fomentando reflexões sobre aspectos atitudinais e afetivos. Conclui-se que o caráter lúdico destes conteúdos deve ser reconhecido e integrado de forma adequada no contexto educacional, para que os alunos possam desfrutar de uma educação mais completa e enriquecedora.
Referências
DARIDO, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não participantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.
KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortes, 2011.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: Teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2009.
FURTADO, R. S.; BORGES, C. N. F. O trato com o conteúdo Jogo no Ensino Médio: perspectivas, conteúdos, metodologias e práticas de avaliação. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 667–684, 2020.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: João Paulo Monteiro e Maria Carolina Rolim. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MACEDO, L; PETTY, A. L. S; O Lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.