A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PIBID:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Joana Caroline Mota Lima Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Lauane Stefany Costa Sousa Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Raquel da Conceição Alves Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Adriano Lopes de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-9217-044X
  • Mayrhon José Abrantes Farias Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20873/JOGPIBID

Palavras-chave:

Educação Física, Jogos e brincadeiras, Ensino Médio

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar as experiências pedagógicas com os jogos e brincadeiras, enquanto conteúdos da Cultura Corporal, no componente curricular Educação Física no Ensino Médio, durante a participação no PIBID/EF/UFNT. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que se reporta a narrativas autobiográficas dos/as bolsistas, registradas em diários de campo. As atividades se deram no 1° ano do Ensino Médio do Colégio Deputado Darcy Marinho, localizado em Tocantinópolis-TO. Os resultados revelam os jogos e brincadeiras como conteúdos bem acolhidos pelos/as alunos/as, proporcionando interações e ações colaborativas entre pares, fomentando reflexões sobre aspectos atitudinais e afetivos. Conclui-se que o caráter lúdico destes conteúdos deve ser reconhecido e integrado de forma adequada no contexto educacional, para que os alunos possam desfrutar de uma educação mais completa e enriquecedora.

Biografia do Autor

Joana Caroline Mota Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Lauane Stefany Costa Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Raquel da Conceição Alves, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Possui Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Maranhão

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís - MA. Possui Doutorado em Educação Física pela Universidade de Brasília.

Referências

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Mota Lima, J. C., Costa Sousa, L. S., da Conceição Alves, R., Lopes de Souza, A., & Abrantes Farias, M. J. (2025). A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PIBID:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 388–395. https://doi.org/10.20873/JOGPIBID

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