QUADRINHOS E A LITERATURA: A IMPORTÂNCIA DE NOVAS FORMAS DE CRIAR NOVOS LEITORES
Palavras-chave:
Literatura, Quadrinhos, Crianças, JovensResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como os quadrinhos podem ser utilizados como forma de aproximação da leitura e das artes visuais dentro da faixa etária infanto-juvenil. O recorte de pesquisa utiliza o quadrinho no estilo mangá The Wedding Eve, e a obra da literatura brasileira Helena, cada uma utilizando seu estilo de leitura e escrita como meio de descobrir qual consegue adquirir uma melhor afinidade com o leitor. Esse procedimento gerou a necessidade de uma pesquisa de campo efetuada em uma escola localizada no município de Boa Vista/RR com alunos das séries intermediárias, a fim de descobrir o interesse imediato de qual estilo de leitura pode se tornar atrativa e como relacionar ao campo das artes visuais. A partir dos dados analisados evidenciamos que há interesse dos leitores sobre leituras de apelo visual como os quadrinhos.
PALAVAS-CHAVE: Literatura; Quadrinhos; Crianças; Jovens.
ABSTRACT
This paper aims to analyze how comics can be used as a way to approach reading and visual arts within the age range juvenile. The research uses the comic cut in manga style The Wedding Eve, and the work of Brazilian literature Helena , each using his style of reading and writing as a means of discovering which can get a better rapport with the reader. This procedure generated the need for a field research carried out in a school located in the city of Boa Vista / RR with students in middle grades, in order to discover the immediate interest of what style of reading can become attractive and how to relate to the field of visual arts.
KEYWORDS: Literature; Comics; Children; Young;
RESUMEN
El presente trabajo tiene como objetivo analizar cómo los cómics pueden ser utilizados como forma de aproximación de la lectura y de las artes visuales dentro del grupo etario infanto-juvenil. El recorte de investigación utiliza el cómico en el estilo manga The Wedding Eve, y la obra de la literatura brasileña Helena, cada una utilizando su estilo de lectura y escritura como medio de descubrir cuál puede adquirir una mejor afinidad con el lector. Este procedimiento generó la necesidad de una investigación de campo efectuada en una escuela ubicada en el municipio de Boa Vista / RR con alumnos de las series intermediarias, a fin de descubrir el interés inmediato de qué estilo de lectura puede tornarse atractivo y cómo relacionar al campo de las " Artes visuales.
PALABRAS CLAVE: Literatura. Cómics. Niños. Jóvenes.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Helena. Rio de Janeiro: MQ Editora, 2006. 3ª ed.
BUENO, Maria Lúcia. Artes Plásticas no século XX: modernidade e globalização. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
CÂNDIDO, Suely da Silva. O uso de história em quadrinhos (HQs) como ferramenta para o ensino reflexivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. ANAIS ELETRÔNICOS III Encontro Interdisciplinar de Língua e Literatura/ENILL. Itabaiana/SE: Vol.03. 2012.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
EISNER, Will. Comics and Sequencial Art. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
EATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995. 201 p. Disponível em: . Acesso em: 14-08-2016.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989. FORMIGA, Girlene Marques. Adaptações de clássicos literários: uma história da leitura no Brasil. 2009.
FERNANDES, Adriana Hoffmann. O jovem e o consumo do mangá: reflexões sobre narrativa e contemporaneidade. UERJ. Sem ano.
FERNANDES, Camila. O capitalismo e o Advento de uma sociedade de consumo. Revista Eletrônica Colégio Mãe de Deus. V. 1 Nº 1, Setembro, 2010.
FRÉDÉRIC, Louis. O Japão: Dicionário e Civilização. São Paulo: Editora Globo, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed.São Paulo, Editora Atlas S.A. 2008.
HOSUMI. The Wedding Eve. Tokyo: Shogakukan, 2012. Ed. Brasileira; São Paulo: Panini Comics, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos: inquietações e buscas: Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001.
LUYTEN, Sonia M. Bibe. Mangá e animê – Ícones da Cultura Pop Japonesa. Fundação Japão em São Paulo. 2014.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. O mangá no Brasil.
MENDONÇA, João Marcos Parreira. Traça Traço Quadro a Quadro: a produção de histórias em quadrinhos no ensino de Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2008.
OLIVEIRA, Bruno Silva de. Histórias em quadrinhos como recurso metodológico para o ensino de Língua Portuguesa. Trabalho de conclusão do Estagio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas I. UEG – UnU Iporá. Sem ano.
PAZ, Octavio. Tradução: literatura e literalidade. Trad.: Doralice Alves de Queiroz. FALE/UFMG, 2009, p. 9-33.
PENNA, Rosi Portugal. Histórias Em Quadrinhos: Discurso e Leitura. São Paulo: USP, 2007.
RECALDE, Lucas; CAPITULINO, Catarina Santos; GOMES, Nataniel dos Santos. Breve análise da adaptação da obra de Machado de Assis Helena. UEMS. Sem ano.
SILVA, Rafael Laytynher. A Contribuição das Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis para a Formação de Leitores Críticos. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação. São Paulo. Ano 5 - Edição 1 – Setembro-Novembro de 2011.
SOUZA, Luciana de Castro; GOMES, Nataniel dos Santos. Uso dos quadrinhos em sala de aula: as adaptações de clássicos da literatura a nona arte visita os clássicos. Revista Philologus, ano 19, nº 55. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr.2013.
WALTER, Michelle Takashima. Hagane no Renkinjutsushi: do mangá para animês. Razón y Palabra – Primeira Revista Eletrônica da América Latina Especializada em Comunicação. Número 77. Agosto – Outubro de 2011.
TAVARES, Mayara Barbosa. O uso das Histórias em Quadrinhos no contexto escolar: contribuições para o ensino/aprendizado crítico-reflexivo. Revista Linguasagem – 16° Edição.
VASCONCELLOS, Pedro Vicente Figueiredo. Mangá-Dô, os caminhos das histórias em quadrinhos japonesas. Dissertação de Mestrado. PUC- Rio de Janeiro. 2006.
ANDRAUS, Gazy. As histórias em quadrinhos como arte e sua influência de linguagem em obras artísticas: o caso da 26ª. bienal de artes de são Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.