MIGRANTES EM BOA VISTA: SUBJETIVIDADE DA MÚSICA GAÚCHA PRESENTE NAS MANIFESTAÇÕES JUNINAS BOA-VISTENSE
Palavras-chave:
Música gaúcha Subjetividade, Hibridismo cultural, Boa VistaResumo
Esse trabalho investigou o período do processo migratório para Roraima compreendendo a Era do Rádio, o garimpo e o Projeto Rondon, período que as pessoas escutavam músicas nas rádios Am´s, além das festividades juninas realizadas pelos governos municipal e estadual. Objetivamos compreender de que maneira a subjetividade da música gaúcha contribuiu para as múltiplas identidades da música boa-vistense. Foram realizadas entrevistas verificando sobre essa influência do rádio, do contato com outras culturas e a presença das festividades durante o século XX. Além das entrevistas observamos in loco as atividades juninas e as atividades no Centro de Tradições Gaúchas Novas Querência (CTGNQ) de Boa Vista. Concluímos apontando traços da musicalidade gaúcha presente em Boa Vista-RR por meio do hibridismo.
PALAVRAS-CHAVE: Música gaúcha Subjetividade; Hibridismo cultural; Boa Vista.
ABSTRACT
This work has investigated the period of the migration process to Roraima which covers the Radio Era (or Age of Radio), the garimpo and the Rondon Project, a period that people use to listen to music on Am's radios, in addition to the June festivities held by the municipal and state governments. We aim to understand how the subjectivity of the music of Rio Grande do Sul contributed to the multiple identities of the music of Boa Vista. Interviews were conducted to verify the influence of radio, contact with other cultures and the presence of festivities during the 20th century. In addition to the interviews, we observed June activities in loco and activities at the Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência (CTGNQ) in Boa Vista. We concluded pointing out traces of the musicality of Rio Grande do Sul presents in Boa Vista-RR through the hybridism.
KEYWORDS: Rio Grande do Sul brazilian music, Cultural hybridism, Boa Vista.
RESUMEN
Este trabajo investigó el período del proceso migratorio para Roraima comprendiendo la Era del Radio, el garimpo y el Proyecto Rondon, período que las personas escuchaban canciones en las radios Am's, además de las festividades juninas realizadas por los gobiernos municipal y estatal. Objetivamos comprender de qué manera la subjetividad de la música gaúcha contribuyó a las múltiples identidades de la música boa vistense. Se realizaron entrevistas verificando sobre esa influencia de la radio, del contacto con otras culturas y la presencia de las festividades durante el siglo XX. Además de las entrevistas observamos in loco las actividades juninas y las actividades en el Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência (CTGNQ) de Boa Vista. Concluimos apuntando rasgos de la musicalidad gaúcha presente en Boa Vista-RR por medio del hibridismo.
PALABRAS CLAVE: Música gaúcha Subjetividad; Hibridismo cultural; Boa Vista.
Downloads
Referências
CHEDIAK, Almir. SongBook Luiz Gonzaga: volume 2. São Paulo: Irmãos Vitale, 2013. 152 p.
OLIVEIRA, Reginaldo Gomes de; DUARTE, Rosangela (Org.). Música e Educação em Roraima. In: OLIVEIRA, Regina Cajazeira; Alda. Educação Musical no Brasil. Salvador: P&a, 2007. p. 359-364.
FREITAS, Déborah de Brito Albuquerque Pontes. A construção do sujeito nas narrativas orais. Clio: Revista de Pesquisa Histórica, Recife, v. 2, n. 25, p. 92-112, 2007.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 102 p.
INGARIKÓ. depoimento. [dez. 2015]. Entrevistador: XXXXX, XXXX. Boa Vista UFRR, 2015. 1 CD. Entrevista concedida ao Programa de Pós Graduação em Letras da UFRR.
PEIXINHO: depoimento. [junho. 2016]. Entrevistador: XXXXX, XXXX. Boa Vista: UFRR, 2016. 1 CD. Entrevista concedida ao Programa de Pós Graduação em Letras da UFRR.
PEREIRA, Edir Augusto Dias. Do literário ao identitário: Espaço e tempo nas representações da Amazônia ribeirinha. In: LOPES, Luiz Paulo da Moita; BASTOS, Liliana Cabral (Org.). Para além da identidade: Fluxos, movimentos e trânsitos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 181-202.
PERES, Leonardo Rugero. A sanfona de oito baixos na música instrumental. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/343307632/A-Sanfona-de-8-Baixos-e-a-Musica-Instrumental-leo-pdf>. Acesso em: 17 set. 2017.
SOUZA, Carla M. de. História, memória e migração: processos de territorialização e estratégias de inserção entre migrantes gaúchos radicados em Roraima. Porto Alegre, 2004. (sic). Tese (Doutorado em História). Instituto de Filosofia de Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
TAPEBA: depoimento. [maio. 2015]. Entrevistador: XXXXX, XXXX. Boa Vista: UFRR, 2016. 1 CD. Entrevista concedida ao Programa de Pós Graduação em Letras da UFRR.
TAUREPANG. depoimento. [junho. 2016]. Entrevistador: XXXXX, XXXX. Boa Vista: UFRR, 2016. 1 CD. Entrevista concedida ao Programa de Pós Graduação em Letras da UFRR.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. Cap. 1. p. 7-72.
XIRÚ; MARACANÃ. depoimento. [junho. 2015]. Entrevistador: XXXXX, XXXX. Boa Vista: UFRR, 2015. 1 CD. Entrevista concedida ao Programa de Pós Graduação em Letras da UFRR.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.