JORNALISMO AMBIENTAL

Autores

  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima
  • Vilso Junior Santi Universidade Federal de Roraima
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia
  • Elaide Martins da Cunha Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

jornalismo ambiental

Resumo

A temática ambiental é uma proposição cara a região Norte do Brasil. Alicerçada na nascente dos igarapés da Região Amazônica, a Aturá – Revista Pan-amazônica de Comunicação não se descuida das bordas dos rios que constrói e dos que vem construindo. Em um percurso de preocupações com “as águas Amazônicas”, o n.1 (2018) da Aturá já fez história ao apresentar um Dossiê Temático referente ao Jornalismo Transmídia na Amazônia.A vazão das produções continua a ser sinalizada na organização do n.2 (2018) da Aturá com o Dossiê temático voltado para o Jornalismo Ambiental, o qual sinaliza as preocupações existentes na e para a Região Amazônica em relação aos longínquos e constantes ataques às questões ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Mestre em Educação e Mestre em Patrimônio Cultural ambos pela UFSM. Especialista em Gestão Educacional-UFSM (2007-2008). Graduada em Desenho e Plásticas- Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Graduada em Desenho e Plásticas-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora/pesquisadora do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da Universidade Federal de Roraima. E-mail: leila.baptaglin@ufrr.br

Vilso Junior Santi, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas; Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi coordenador do Curso de Comunicação Social/ Jornalismo e, atualmente, é Diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. E-mail: vjrsanti@gmail.com.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia. Professor do curso de Jornalismo na UNIR/RO.

Elaide Martins da Cunha, Universidade Federal do Pará

Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Ciências Socioambientais pelo NAEA-UFPA. Possui experiência profissional em telejornalismo, webjornalismo e jornalismo impresso, além do audiovisual. É professora e pesquisadora na Faculdade de Comunicação (Facom) e Vice-Coordenadora no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da UFPA. E-mail: elaidemartins@gmail.com

Referências

KOPENAWA, D.; BRUCE, A. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés; prefácio de Eduardo Viveiros de Castro — 1a ed. — São Paulo : Companhia das Letras, 2015.

SEATLE. A Carta do Cacique Seattle, em 1855. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm. Acesso em: 19 de abr. 2018.

VILLAR, R. Jornalismo Ambiental: evolução e perspectivas. 1997. Laboratório Ambiental de Jornalismo. Agir Azul. Campo Grande, MT: UFMT. Disponível em: <http://www.agirazul.com.br/artigos/jorental.htm>. Acesso em: 19 de abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Baptaglin, L. A., Santi, V. J., Porto Junior, F. G. R., Colferai, S. A., & Cunha, E. M. da. (2018). JORNALISMO AMBIENTAL. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 2(2), 12–18. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/5210

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.