RELAÇÕES INDENTITÁRIAS O ALUNO INDÍGENA NA UNIVERSIDADE

Autores

  • WELLEN CRYSTINNE SOUSA UFRR
  • LEILA ADRIANA BAPTAGLIN UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p86

Resumo

O presente artigo investiga em que situações o aluno indígena faz uso da língua portuguesa ou indígena e como estas influenciam na sua identidade como índio em um contexto acadêmico. Além de compreender como o contato linguístico influência na identidade do aluno indígena em um contexto acadêmico. Fundamentados nas teorias de HALL (1999), CANCLINI (2003), CAVALCANTI (2007). A metodologia é de caráter qualitativo. O estudo apontou a influencia e o domínio da língua portuguesa em relação a língua materna, quanto às línguas indígenas e sua respectiva cultura notamos situações de medo e conflito da perda da identidade e da cultura indígena, mostrou a maneira de como as línguas em contato e o hibridismo cultural em que os sujeitos analisados se encontram influenciam na construção de suas identidades.

 

PALAVRAS-CHAVE: Identidade; Índio; Não índio; Universidade.

 

 

ABSTRACT

This article investigates in which situations the indigenous student makes use of the Portuguese or indigenous language and how these influences his identity as an Indian in an academic context. In addition to understanding how the linguistic contact influences the identity of the indigenous student in an academic context. Based on the theories of HALL (1999), CANCLINI (2003), CAVALCANTI (2007). The methodology is qualitative. The study pointed to the influence and dominance of the Portuguese language in relation to the mother tongue. Regarding the indigenous languages and their respective culture, we noted situations of fear and conflict of the loss of indigenous identity and culture, showing how languages in contact and the cultural hybridism in which the analyzed subjects find themselves influence in the construction of their identities.

 

KEYWORDS: Identity; Indian; Not Indian; University

 

 

RESUMEN

Este artículo investiga situaciones en las que el estudiante indígena hace uso de la lengua portuguesa, indígenas y cómo influye en su identidad india en un contexto académico. Además de comprender cómo el contacto lingüístico influye en la identidad del alumno indígena en un contexto académico. Basado en las teorías de HALL (1999), CANCLINI (2003), CAVALCANTI (2007). La metodología es cualitativa. El estudio señaló la influencia y el dominio de la lengua portuguesa en relación con la lengua materna. En cuanto a las lenguas indígenas y sus respectivas culturas, observamos situaciones de miedo y conflicto de la pérdida de identidad y cultura indígenas, mostrando cómo las lenguas en contacto y el hibridismo cultural en que los sujetos analizados se encuentran influencian en la construcción de sus identidades.

 

PALABRAS CLAVE: Identidad; Indio; No Indio; Universidad.

 

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

SOUSA, W. C., & BAPTAGLIN, L. A. (2019). RELAÇÕES INDENTITÁRIAS O ALUNO INDÍGENA NA UNIVERSIDADE. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(2), 86–96. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p86

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

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