A INTERAÇÃO INTERPESSOAL EDUCADOR-EDUCANDOS EM SALA DE AULA: O FORMATO DE CURSO STORYLINE E A METODOLOGIA DO JOGO DE RIVALIDADES SOB A LUZ DA TEORIA HOLÍSTICA DA ATIVIDADE
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Relação interpessoal educador-educandos, Metodologia de ensino de Língua e Literatura, Teoria Holística da AtividadeResumo
Esse trabalho é um estudo de caso sobre a relação interpessoal entre educador e educandos em contexto de ensino da Educação Básica, a fim de verificar a relação entre afetividade e cognição no processo de ensino-aprendizagem, de modo que dessa relação surjam aspectos da adolescência como objetos didáticos que, procedimentados, criam uma proposta metodológica de ensino de língua e de literatura para o Ensino Médio (jogo de rivalidades). A Teoria Holística da Atividade (RICHTER, 2011) nos dá suporte teórico-metodológico de organização das intervenções docentes, enquanto que Teorias da Adolescência equacionam a adolescência como método de ensino. Essa metodologia materializa elementos afetivo-identificatórios dos educandos, de maneira a auxiliá-los na construção e/ou formação de suas identidades, por meio da elaboração de storylines.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem; Relação interpessoal educador-educandos; Metodologia de ensino de Língua e Literatura; Teoria Holística da Atividade.
ABSTRACT
This work is a case study of the interpersonal relationship between teacher and students in an educational context of Basic Education in order to verify the relationship between affect and cognition in the teaching-learning process, so that this relationship emerge aspects of adolescence as didactic objects, what a proceduring, create a methodology of teaching language and literature to Righ School (rivalry game). The Activity of Holistic Theory (RICHTER, 2011) gives us theoretical and methodological support organization of the teaching interventions, while Adolescence Theories equate adolescence as a teaching method. This methodology embodies affective-identificatory elements of the students in order to assist them in building and / or forming their identities, through the development of storylines.
KEYWORDS: Teaching-learning; Interpersonal relationship teacher-students; Teaching methodology Language and Literature; Holistic Theory of Activity.
RESUMEN
Este trabajo es un estudio de caso sobre la relación interpersonal entre educador y educandos en contexto de enseñanza de la Educación Básica, a fin de verificar la relación entre afectividad y cognición en el proceso de enseñanza-aprendizaje, de modo que de esa relación surjan aspectos de la adolescencia como los objetos didácticos que, procedimentados, crean una propuesta metodológica de enseñanza de lengua y de literatura para la Enseñanza Media (juego de rivalidades). La Teoría Holística de la Actividad (RICHTER, 2011) nos da soporte teórico-metodológico de organización de las intervenciones docentes, mientras que Teorías de la Adolescencia ecuacionan la adolescencia como método de enseñanza. Esta metodología materializa elementos afectivo-identificatorios de los educandos, de manera a auxiliarlos en la construcción y / o formación de sus identidades, por medio de la elaboración de storylines.
PALABRAS CLAVE: Enseñanza-aprendizaje; Relación interpersonal educador-educandos; Metodología de enseñanza de Lengua y Literatura; Teoría Holística de la Actividad.
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