HERMIONE E A CULTURA DA MÍDIA: GÊNERO E ETNIA EM HARRY POTTER E A CRIANÇA AMALDIÇOADA
Palavras-chave:
Literatura, Cinema, Gênero, Cultura, PersonagemResumo
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (2016), peça teatral que continua a história do mundo mágico de J.K. Rowling, causou uma polêmica meses antes de sua estreia com a escalação da atriz Noma Dumezweni para representar a personagem Hermione Granger adulta. O alvoroço foi devido a cor da pele da atriz, que é negra, enquanto o público estava acostumado com a pele branca de Emma Watson, a Hermione no cinema, o que causou centenas de comentários nas redes sociais estranhando a escolha. A criadora da série lembrou que nos livros a cor da pele da heroína nunca foi descrita, somente seus olhos castanhos, cabelos crespos e inteligência. O objetivo desse estudo é refletir sobre o papel do leitor no ato de interpretação. A Teoria da Recepção e dos Estudos Culturais ajudarão a investigar como a representação de uma personagem é constituída em diferentes manifestações artísticas, com destaque para o cinema que pode ter sido determinante na origem desse estranhamento do público como também as heranças de preconceito racial.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura; Cinema; Gênero; Cultura; Personagem.
ABSTRACT
Harry Potter and the Cursed Child (2016), a play that continues the history of the magical world of J.K. Rowling, caused a controversy months before its debut with the lineup of the actress Noma Dumezweni to represent the personage Hermione Granger adult. The uproar was due to the skin color of the actress, who is black, while the audience was used to the white skin of Emma Watson, Hermione in the movies, which caused hundreds of comments on social networks about the strangeness of choice. The creator of the series recalled that in the books the heroine's skin color was never described, only her brown eyes, curly hair and intelligence. The purpose of this study is to reflect on the role of the reader in the act of interpretation. The Theory of Reception and Cultural Studies will help to investigate how the representation of a character is constituted in different artistic manifestations, with emphasis on the cinema that may have been determinant in the origin of this estrangement of the public as well as the inheritances of racial prejudice.
KEYWORDS: Literature; Cinema; Gender; Culture; Character.
RESUMEN
Harry Potter y el Legado Maldito (2016), pieza teatral que continúa la historia del mundo mágico de J.K. Rowling, causó una polémica meses antes de su estreno con la escalada de la actriz Noma Dumezweni para representar al personaje Hermione Granger adulto. El alboroto fue debido al color de la piel de la actriz, que es negra, mientras que el público estaba acostumbrado a la piel blanca de Emma Watson, Hermione en el cine, lo que causó cientos de comentarios en las redes sociales extrañando la elección. La creadora de la serie recordó que en los libros el color de la piel de la heroína nunca fue descrita, solamente sus ojos castaños, cabellos rizados y inteligencia. El objetivo de este estudio es reflexionar sobre el papel del lector en el acto de interpretación. La Teoría de la Recepción y de los Estudios Culturales ayudarán a investigar cómo la representación de una personaje está constituida en diferentes manifestaciones artísticas, con destaque para el cine que puede haber sido determinante en el origen de ese extrañamiento del público como también las herencias de prejuicio racial.
PALABRAS-CLAVE: Literatura; Cine; Género; Cultura; Personaje.
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