OBRAS DE ARTE E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS: ENTALHANDO IDENTIDADES
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p76Palavras-chave:
Arte, comunicação, roraima, amazôniaResumo
Este trabalho tem objetivo discutir os processos comunicacionais estabelecidos pelas obras de arte expostas em locais públicos como elementos de formação da memória e da identidade Roraimense. A história da produção e compra dos painéis pela Assembleia Legislativa foi investigada a partir de entrevistas orais com o artista. Seu conteúdo também foi submetido à análise com a finalidade de identificar e interpretar signos e símbolos trabalhados pelo autor. Tomando como base teórica estudiosos como Nora (1992) e Pollack (1993), observou-se que essa manifestação artístico-cultural, produzida por encomenda, embora não tenha seu conteúdo previamente definido pelos agentes detentores do poder político, faz coro ao seu discurso e atua conjuntamente na busca pela determinação dos símbolos e signos que deveriam representar Roraima e seu povo. Para além das lendas que o autor pretendeu retratar, as obras são representativas de um discurso de poder, remetendo à história e à composição social de Roraima num momento de afirmação da identidade local – a transição do status político de Território para Estado.
PALAVRAS-CHAVE: Arte; Comunicação; Identidade; Roraima.
ABSTRACT
This paper aims to discuss the communicational processes established by works of art exhibited in public places as elements of Roraimense memory and identity formation. The history of the production and purchase of the panels by the Legislative Assembly was investigated from oral interviews with the artist. Its content was also submitted to analysis in order to identify and interpret signs and symbols worked by the author. Taking as theoretical base scholars such as Nora (1992) and Pollack (1993), it was observed that this artistic-cultural manifestation, produced by order, although not previously defined by the agents holding the political power, is in line with their discourse and acts jointly in the search for the determination of symbols and signs that should represent Roraima and its people. Beyond the legends the author intended to portray, the works are representative of a discourse of power, referring to the history and social composition of Roraima in a moment of affirmation of local identity - the transition of political status from Territory to State.
KEYWORDS: Art; Communication; Identity; Roraima.
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo discutir los procesos comunicacionales establecidos por las obras de arte exhibidas en lugares públicos como elementos de la memoria roraimense y la formación de la identidad. La historia de la producción y compra de paneles por parte de la Asamblea Legislativa fue investigada a partir de entrevistas orales con el artista. Su contenido también se sometió a análisis para identificar e interpretar signos y símbolos trabajados por el autor. Tomando como base teórica a académicos como Nora (1992) y Pollack (1993), se observó que esta manifestación artístico-cultural, producida por orden, aunque no previamente definida por los agentes que detentan el poder político, está en línea con su discurso y actúa conjuntamente en la búsqueda de la determinación de los símbolos y signos que deben representar a Roraima y su gente. Más allá de las leyendas que el autor pretendía retratar, las obras son representativas de un discurso de poder, que se refieren a la historia y la composición social de Roraima en un momento de afirmación de la identidad local: la transición del estatus político del Territorio al Estado.
PALABRAS CLAVE: Arte; Comunicación; Identidad; Roraima.
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