GESTÃO DA APRENDIZAGEM, PROATIVIDADE E AUTONOMIA DOS DISCENTES: NOVAS PRÁTICAS
Palavras-chave:
Autonomia, Proatividade, Docência-DiscênciaResumo
Neste artigo propomos a reflexão sobre o processo de aprendizagem, tendo a relação docência-discência como ponto de partida para o entendimento de diversas questões relacionadas ao processo educativo, além do uso de metodologias ativas neste processo. Como metodologia foi realizada a revisão de literatura com temas relacionados à autonomia, proatividade e construção de conhecimento. Nesse contexto, percebe-se que o aluno deve ser um gestor do seu conhecimento no processo de aprendizagem, e o professor um mediador; a aprendizagem será significativa quando docentes e discentes contribuírem, cada um exercendo seu papel, de forma efetiva e eficaz no processo educativo; o aluno é o responsável primário na construção do seu conhecimento, exercendo suas atividades de maneira autônoma e proativa.
PALAVRAS-CHAVE: Autonomia; Proatividade; Docência-Discência.
ABSTRACT
In this article we propose reflection on the learning process, having the teaching-learning relationship as a starting point for the understanding of various issues related to the educational process, in addition to the use of active methodologies in this process. As a methodology was conducted the revision of literature with themes related to autonomy, proactivity and knowledge construction. In this context, it is understood that the student must be a manager of his knowledge in the learning process, and the teacher a mediator; Learning will be significant when teachers and students contribute, each exercising their role in an effective and effective manner in the educational process; The student is the primary responsible in constructing his knowledge, exercising his activities autonomously and proactively.
KEYWORDS: Autonomy; Proactivity; Teaching-Learning.
RESUMEN
En este artículo proponemos la reflexión sobre el proceso de aprendizaje, teniendo la relación entre enseñanza y aprendizaje como punto de partida para la comprensión de diversas cuestiones relacionadas con el proceso educativo, además del uso de metodologías activas en este proceso. Como metodología se llevó a cabo la revisión de la literatura con temas relacionados con la autonomía, la proactividad y la construcción del conocimiento. En ese contexto, se entiende que el alumno debe ser un gestor de su conocimiento en el proceso de aprendizaje, y el profesor un mediador; El aprendizaje será significativo cuando los docentes y los estudiantes contribuyan, cada uno ejerciendo su papel de manera efectiva y eficaz en el proceso educativo; El alumno es el responsable primario en la construcción de sus conocimientos, ejerciendo sus actividades de manera autónoma y proactiva.
PALABRAS CLAVE: Autonomía; Proactividad; Enseñanza-Aprendizaje.
Downloads
Referências
BAUMEISTER, H.-P. Networked Learning in the Knowledge Economy - A Systemic Challenge for Universities. EURODL - European Journal of Open, Distance and E-learning, Budapest, 2005. ISSN 1027-5207. Disponível em: http://www.eurodl.org/materials/contrib/2005/Baumeister.htm.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. ISSN 1679-0383.
DEMO, P. Educar pela Pesquisa. 10ª. ed. São Paulo: Educar pela Pesquisa, 2007. 160 p. ISBN 9788585701215/1518-8345.
FONSECA, V. D. APRENDER A REAPRENDER: A EDUCABILIDADE COGNITIVA DO SÉCULO XXI. Perspectivas Online, v. 3, n. 11, 2009. ISSN 1982-5501. Disponível em: http://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/revista_antiga/article/view/390/301.
FREIRE, P. Extensão Ou Comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz E Terra, v. 24, 1983. ISBN 9788577531813.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz E Terra, 1992. 245 p.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 50ª. ed. Rio de Janeiro: Paz E Terra, 2011. 184 p. ISBN 9788577531646.
GONZÁLEZ, F. S. La era conectiva: por el desorden natural de los artefactos y nodos In G. Siemens, Conociendo el conocimiento (D. V. Emilio Quintana, Trans., pp. i-xv). [S.l.]: Nodos Ele, 2010.
GUIMARÃES, S. É. R. Avaliação do estilo motivacional do professor : adaptação e validação de um instrumento. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, p. 12. 2003.
ILLICH, I.; BOYARS, M. Deschooling society. [S.l.]: Marion Boyars Publishers, 2000. 150 p.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993. 208 p. ISBN 8585490152/978-8585490157.
LÉVY, P. A Inteligencia Coletiva Por uma antropologia do cyberespaco. 5ª. ed. São Paulo: Loyola, 2007. 212 p. ISBN 978-85-15-01613-6.
MARTINS, J. L.; SILVA, B. Narrativas da Dependência nas Redes de Aprendizagem Online: Como os Professores Usam as Redes de Aprendizagem para Promover a Autonomia. HOLOS, Natal, v. 1, p. 16-30, fev. 2016. ISSN 1807-1600. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4002.
MARTINS, J. L.; SILVA, B. D. Implicações da autonomia na gestão da aprendizagem em ambiente virtual. HOLOS, v. 8, 2016. ISSN 1807.1600.
PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. Autonomia do aluno no Ensino Superior a Distância. Colabor@, Porto Alegre, v. 7, n. 26, p. 9, 2011. ISSN 1519-8529.
PIAGET, J. Development and learning. In M. Gauvain & G. M. Cole (Ed.) Readings on the development of children. CEPA, Ithaca, n. 2, p. 19-28, 1997. Disponível em: http://cepa.info/3043.
SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento. Tradução de David Vidal, Lola Torres y Emilio Quintana. [S.l.]: Ediciones Nodos Ele, 2010. xx + 160 p. ISBN 978-90-815937-1-7.
SOUSA, S. C. D.; SILVA, H. M. D. C. D. E. Pensando a educação à distância. Lugares de Educação, Bananeiras, v. 1, n. 2, p. 189-203, jul. dez. 2011. ISSN 2237-1451. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle.
VIEIRA, F. Pedagogia da dependência e pedagogia para a autonomia Introdução a dois modos distintos de ensinar e aprender (uma língua) em contexto escolar. EUROPAL, Braga, n. Cadernos 1, 1999. 1-4. Disponível em: http://www.euro-pal.net/GetResource?id=144.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.