EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL BRIGADAS CHE GUEVARA NO MUNICÍPIO DE MONTE DO CARMO-TO

Autores

  • Adenilton Pires Universidade Federal do Tocantins
  • Roberto de Souza Santos Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

educação do campo, ensino-aprendizagem, ensino em Geografia

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário direcionado a alunos e professores do Centro Educacional Brigadas Che Guevara no município de Monte do Carmo-TO. Procurou-se fazer uma análise sobre a concepção da educação no campo. O objetivo é refletir e debater sobre a educação do campo ressaltando a sua importância para o alunado que compõem a zona rural no ensino de Geografia. A metodologia baseou-se em estudos bibliográficos a fim de problematizar a temática, e uma pesquisa de campo na escola a partir de entrevistas e observação em lócus. A escola do campo deve atender as expectativas dos estudantes garantindo um ensino de qualidade, deve ser um espaço onde reproduza uma educação emancipadora que perpasse e transforme a vida das pessoas que vivem no campo.

Biografia do Autor

Adenilton Pires, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Geografia pelo campus de Porto Nacional-TO/UFT

Roberto de Souza Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor efetivo do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia no campus Universitário de Porto Nacional-TO/UFT

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Publicado

2017-01-19

Como Citar

Pires, A., & Santos, R. de S. (2017). EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL BRIGADAS CHE GUEVARA NO MUNICÍPIO DE MONTE DO CARMO-TO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 2(2), 57–75. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/3122

Edição

Seção

Artigos