Sobre a Revista

Foco e Escopo

O periódico "Revista Produção Acadêmica" já possui quatro edições impressas, na qual já possui Qualis B4 e ISSN 1809-2756, lança agora sua primeira edição online com ISSN 2448-2757. Os referidos trabalhos deverão contemplar as linhas de pesquisas do Núcleo de Estudos Urbanos Regionais e Agrários - NURBA/UFT, abrangendo também outras temáticas das ciências humanas e sociais. É uma publicação semestral com o objetivo de propalar conhecimentos pertinentes à Geografia Humana, dando atenção para os trabalhos de cunho marxista com intuito de contribuir para a formação de geógrafos e cidadãos críticos. Dessa forma, receberemos, mediante parecer, artigos, resumos, resenhas e relatos de experiências, a partir de procedimentos teórico-metodológicos da ciência geográfica.

Serão aceitos artigos em português, espanhol, francês, alemão, italiano e inglês, com a finalidade de divulgar as investigações originadas em outros países e também colaborar para a internacionalização da produção da REVISTA PRODUÇÃO ACADÊMICA.

A revista publicará também traduções de artigos ou entrevistas não editados anteriormente em língua portuguesa, desde que representem significativa contribuição para sua área de estudo, e resenhas de livros publicados recentemente.  A Produção Acadêmica publica contribuições teóricas que sejam sustentadas por ampla pesquisa bibliográfica e pesquisas empíricas metodologicamente fundamentadas e adequadamente analisadas. Os artigos devem ser caracterizados por uma reflexão crítica sobre temas e áreas de conhecimento relevantes às nossas temáticas, empregando-se linguagem clara, podendo ser subjetiva, respeitando as temáticas da revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os nomes dos pareceristas permanecerão sob sigilo, bem como as informações sobre trabalhos não aceitos. Em caso de recusa da publicação, uma vez considerado o parecer dos avaliadores e feitas as devidas adequações, o autor poderá, caso considerar pertinente, submeter novamente o artigo que passará por todas as avaliações outra vez. O tempo para conclusão de uma avaliação varia de 40 a 60 dias, podendo sofrer alterações em função do tempo empregado pelo pareceria em responder à solicitação.

As Resenhas serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Revista e estarão sujeitas à mesma política que os artigos.

A Comissão Científica é formada por pesquisadores renomados das mais diferentes áreas de pesquisa na Geografia e Ciências Afins, atuastes em Programas de Pós Graduação em Universidades Públicas por todo o país e também por pesquisadores renomados internacionais.

Os Editores reservam-se o direito de sugerir aos autores modificações de forma de modo a adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista.

Em caso de divergência entre os dois pareceristas o artigo será enviado a um terceiro parecerista.

Cada artigo submetido é avaliado por dois membros do Conselho Editorial Nacional/Internacional, de acordo com a política de avaliação cega, em que omite-se aos pareceristas as informações de identificação dos autores, garantindo-se uma avaliação neutra e igualitária, segundo contribuições enviadas. Em relação à resenha o parecer será elaborado por um membro do Conselho Editorial Nacional/Internacional ou pareceristas, também de acordo com a política de avaliação cega. Os pareceristas avaliarão a adequação do trabalho às normas da revista e também observarão os seguintes critérios:

1- Aderência e originalidade da contribuição para área de concentração da revista.

2- Consistência e pertinência das referências.

3- Qualidade da discussão (ou tratamento/análise) da pesquisa apresentada.

4- Adequação de resumos e título ao conteúdo.

5- Qualidade da redação e organização do texto.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...