MEMÓRIA E IDENTIDADE TERRITORIAL E OS DESAFIOS DAS MULHERES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MALHADINHA EM BREJINHO DE NAZARÉ - TO
MULHERES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MALHADINHA EM BREJINHO DE NAZARÉ - TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rev.prod.acad..v10i1.22617Palavras-chave:
Memória. Identidade territorial. Mulheres quilombolas. Comunidade tradicional. Cultura.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação das mulheres da Comunidade Quilombola Malhadinha (localizada no município de Brejinho de Nazaré, TO), a partir da valorização da memória e de sua relação com a construção da identidade territorial e cultural local. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa, com ênfase na observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. A análise evidenciou que as mulheres exercem papel central na transmissão de saberes ancestrais, práticas culturais, e valores comunitários, assumindo funções que transcendem o ambiente doméstico e se estendem à organização social, religiosa e produtiva da comunidade. Apesar das múltiplas contribuições, elas ainda enfrentam desafios estruturais relacionados à invisibilidade, à sobrecarga de trabalho e à carência de políticas públicas. A investigação também reforça a importância da memória como instrumento de resistência, uso do território e continuidade idenitária das comunidades quilombolas.
Referências
CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: Sociedade e Cultura, v. 6, n. 2, 2003.
DEALDINA, S. S. Mulheres quilombolas: defendendo o território, combatendo o racismo e política. In S. S. Dealdina (Org.), Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas (pp. 25-44). São Paulo: Sueli Carneiro: Jandaíra, 2020.
FIABANI, Adelmir. Mato, palhoça e pilão: o quilombo, da escravidão às comunidades remanescentes. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
________, Adelmir. O quilombo antigo e o quilombo contemporâneo: verdades e construções. XXIV Simpósio Nacional de História. 2007.
________, Adelmir. Os novos quilombos: a luta pela terra e a afirmação étnica no Brasil [1988-2008]. Tese (Doutor em História) P.275. São Leopoldo - RS, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
HOOKS, bell. E eu não sou uma mulher? Mulheres negras e feminismo. São Paulo: Rosa dos Tempos, 1995
LIRA, Elizeu Ribeiro. Coisas da terra: os congos na festa de Carmo, alguns entendimentos iniciais. Almanaque Cultural do Tocantins, ano 02, 2000. nº 12, p. 22. SECUL, Palmas (TO), 2000. p.
LIRA, Elizeu Ribeiro. ALMEIDA, Valdina Gomes. Aspectos étnico-culturais do grupo de congos da comunidade Açude no município de Santa Rosa - TO. Revista Produção Acadêmica, NURBA - Universidade Federal do Tocantins, vol. 1, n. 1. jun. 2015, 80-92. Online. Porto Nacional, 2015. Disponível em: Acesso em: 25 jan. 2019.
LIRA, Elizeu Ribeiro. RIBEIRO NETO, Olegário Batista Neto. O Território e a Identidade: o caso da Comunidade Afrodescendente Mata Grande no Município de Monte do Carmo -TO. Revista Produção Acadêmica, NURBA - vol. 2, n. 2. dez. 2016, 36-56. Online. Porto Nacional, 2016. Disponível em: < https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/312 1> Acesso em: 25 jan. 2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2001.
PIRES, A. L., OLIVEIRA, R. Sociabilidades Negras: Comunidades Remanescentes, Escravidão e Cultura. Belo Horizonte: Daliana Ltda. 2006.
PESSOA, J. S. M. A revanche camponesa. Goiânia: UFG 1999.
PEREIRA, A. S., ALLEGRETTI, M., & MAGALHÃES, L. Nós, mulheres quilombolas, sabemos a dor uma da outra: uma investigação sobre sororidade e ocupação. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30, 3318. 2022. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO254033181
RAFFESTIN, C. Por Uma Geografia do Poder. Editora Ática, São Paulo, 1993.
SANTOS, J. L. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.
Santos, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2001.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jovina dos Reis Neto, Suzanne Paranhos Matos, Elizeu Ribeiro Lira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.