A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

Autores

  • Pâmela Farias Oliveira do Nascimento
  • Marcileia Oliveira Bispo Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O trabalho de campo é uma ferramenta imprescindível no processo de ensino/aprendizagem, pode-se afirmar que o trabalho de campo é um facilitador do processo ensino-aprendizagem na Geografia. A pesquisa objetivou realizar um estudo comparativo do trabalho de campo aplicado nas aulas de Geografia nas aulas do Ensino Fundamental em duas escolas da rede Estadual de Ensino de Porto Nacional-TO  como também identificar como ocorre o trabalho de campo nas escolas. Os caminhos para investigação neste trabalho foi a entrevista, aplicação de questionários, a observação direta do trabalho de campo nas aulas. Ao realizarmos a pesquisa observamos e detectamos que as turmas que relalizaram o trabalho de campo, salientaram a sua importância em auxílio à assimilação dos conteúdos discutidos em sala de aula e ainda que essa prática adotada pelos professores esbaram em falta de recursos e investimentos.

Biografia do Autor

Pâmela Farias Oliveira do Nascimento

Mestre em Geografia. Professora da rede publica de Tocantins.

Marcileia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais IESA/UFG. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins na graduaçaõ e Pos-graduação em Geografia, campus de Porto NAcional. Membro de Conselho editorial da revista Produção Acadêmica e do nucleo de estudos NURBA/UFT e do laboratório LEGEO/UFT. Atualmente (2012-1014) esta como coordenadora do curso de Geografia - Campus de porto nacional - UFT.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, educação ambiental, professores, meio ambiente e representações, território.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Farias Oliveira do Nascimento, P. ., & Bispo, M. O. (2019). A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 5(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/7848