TRÊS MODELOS EXPLICATIVOS DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO SUDESTE DA AMAZÔNIA LEGAL – CASO DE PALMAS-TO

Autores

  • Diógenes Alencar Bolwerk UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Roberto de Souza Santos UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Amazônia Legal, produção do espaço, capitalismo

Resumo

O presente artigo visa à discussão de três modelos explicativos da produção do espaço no Sudeste da Amazônia Legal, tendo como análise o estado do Tocantins e em especificidade à capital Palmas. As discussões perpassam pela analise geopolítica da região no qual o primeiro modelo explicativo fundamenta suas ideias na geografia-histórica da produção do espaço. O segundo modelo procura as bases da teoria econômica sucessória rangeliana estabelecendo assim um pacto social, e finalmente apresenta o modelo de produção e reprodução do espaço em Rosa Luxemburg, isto é, o capitalismo no processo de dominação do espaço cria e recria relações não-capitalistas para reproduzir seu modus operandi na região. O estudo é uma revisão bibliográfica e resultado de pesquisa de campo durante o curso de mestrado em geografia em Porto Nacional-TO, que tem como finalidade suscitar discussões sobre as formas e estratégias do grande capitalismo no Sudeste da Amazônia Legal.

Biografia do Autor

Diógenes Alencar Bolwerk, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Mestrando do Programa de Geografia da Universidade Federal do Tocantins

Roberto de Souza Santos, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Professor e pesquisador da Universidade Federal do Tocantins

Referências

BRITO, Eliseu Pereira de. O papel de Palmas-TO na rede de integração regional. 2009, 260f. Dissertação de Mestrado em Geografia – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourado-MS: UFGD, 2009.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. São Paulo: Editora Ática, 1987.

_______. Interações espaciais. In: CASTRO, Iná de; GOMES, Paulo César da C.; CORRÊA, Roberto Lobato. (Org.). Explorações Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand-Brasil, 1997. p. 279-318.

GUIMARÃES, César. A dualidade brasileira de Ignácio Rangel. Revista de Economia Política, São Paulo, vol. 14, n. 4 (56), p. 62-75, out./dez. 1994.

LIPIETZ, Alain. O capital e seu espaço. São Paulo: Nobel, 1988.

LIRA, Elizeu Ribeiro. A gênese de Palmas – Tocantins. 1995, 293f. Dissertação de Mestrado em Geografia – Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente-SP: UNESP, 1995.

LUXEMBURG, Rosa. A acumulação do capital: contribuições ao estudo econômico do imperialismo. São Paulo: Abril Cultura, 1984.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Integrar para não entregar. 2 ed. Campinas-SP: Papirus, 1991.

___. Modo Capitalista de Produção, Agricultura e Reforma Agrária, SP: FFLCH/LABUR EDIÇÕES, 2007.

OLIVEIRA, Francisco de. A economia brasileira: crítica à razão dualista. São Paulo: CEBRAP, 1972.

____. Elegia para uma Re(li)gião: SUDENE, Nordeste, planejamento e conflitos de classes. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

SANTOS, Milton. Território e Sociedade. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

____. A natureza do espaço: técnica e tempo/razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Bolwerk, D. A., & Santos, R. de S. (2016). TRÊS MODELOS EXPLICATIVOS DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO SUDESTE DA AMAZÔNIA LEGAL – CASO DE PALMAS-TO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/1934