UM OLHAR SOBRE OS CRITÉRIOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE HERCULANO CACHINHO: PREMISSAS AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15046

Resumo

Este trabalho é dedicado a apresentar os critérios metodológicos no pensamento de Herculano Cachinho para o Ensino de Geografia. Por conseguinte, observamos aspectos sobre a prática operativa, o processo de investigação, a importância da metodologia de ensino e as alterações nas práticas docentes, dentre outros. Ao refletir sobre tais critérios levantados por Cachinho, é possível observar como o autor encaminha questões que vão ao encontro do desenvolvimento do raciocínio geográfico. Mediante uso de revisão bibliográfica, serão apresentadas as ideias de Cachinho (1991, 2000) que se encontram nesta direção, as quais, colocaremos, ao longo do texto, em dialogo com outros autores do campo do Ensino de Geografia. Nosso objetivo é gerar reflexões sobre os critérios metodológicos e os desdobramentos na prática docente que possam contribuir para a discussão acerca da aplicação do desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de Geografia, nos auxiliando a responder: Qual é a importância de se desenvolver o raciocínio geográfico?

Biografia do Autor

LÚCIO ANTÔNIO LEITE ALVARENGA BOTELHO, Università Degli Studi di Padova e Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Geografia com dupla titulação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Università Degli Studi di Padova (UNIPD), Itália. Mestre e graduado em Geografia. Autor de livros didáticos e material EAD. Docente com experiência no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior. Desenvolveu funções como Coordenador de Geografia e Analista de série. No Ensino Superior ministrou as disciplinas de Recursos Hídricos, Cartografia, Cartografia temática, Pedologia, Análise ambiental, Espaço Natural do Brasil, Planejamento Agrário, Metodologias de Pesquisa em Geografia, Geografia Política e Geopolítica, Laboratório de práticas de pesquisa: a escola e suas identidades, nos cursos de Geografia, História, Turismo e Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Foi membro da comissão de correção do vestibular UFMG entre 2009 e 2013.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

LEITE ALVARENGA BOTELHO, L. (2022). UM OLHAR SOBRE OS CRITÉRIOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE HERCULANO CACHINHO: PREMISSAS AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 8(01), 69–79. https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15046