UM OLHAR SOBRE OS CRITÉRIOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE HERCULANO CACHINHO: PREMISSAS AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15046Resumo
Este trabalho é dedicado a apresentar os critérios metodológicos no pensamento de Herculano Cachinho para o Ensino de Geografia. Por conseguinte, observamos aspectos sobre a prática operativa, o processo de investigação, a importância da metodologia de ensino e as alterações nas práticas docentes, dentre outros. Ao refletir sobre tais critérios levantados por Cachinho, é possível observar como o autor encaminha questões que vão ao encontro do desenvolvimento do raciocínio geográfico. Mediante uso de revisão bibliográfica, serão apresentadas as ideias de Cachinho (1991, 2000) que se encontram nesta direção, as quais, colocaremos, ao longo do texto, em dialogo com outros autores do campo do Ensino de Geografia. Nosso objetivo é gerar reflexões sobre os critérios metodológicos e os desdobramentos na prática docente que possam contribuir para a discussão acerca da aplicação do desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de Geografia, nos auxiliando a responder: Qual é a importância de se desenvolver o raciocínio geográfico?
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Copyright (c) 2022 LÚCIO ANTÔNIO LEITE ALVARENGA BOTELHO
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