GEOGRAFIA E LITERATURA

SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO ESCOLAR

Autores

  • WALDINEY GOMES AGUIAR Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus de Francisco Beltrão PR

DOI:

https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15044

Palavras-chave:

Didática, Geografia, Literatura

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar propostas de situações didáticas para o ensino de Geografia através da obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, escrita em 1938. A obra mencionada apresenta em sua narrativa fenômenos relacionados à natureza tais como as condições climáticas, o tipo de solo e a vegetação. Além disso, aborda questões essenciais a serem refletidas acerca das condições humanas, às quais os personagens são submetidos no ambiente do enredo. Dessa forma, o presente artigo evidencia a importância deste estudo uma vez que os temas encontrados no romance são pertinentes aos conteúdos curriculares geográficos. Ainda, vale-se frisar que este estudo contribuirá para as práticas pedagógicas de interdisciplinaridade entre a Geografia e a Literatura. Sendo assim, no primeiro momento, o texto discorrerá sobre o ensino da Geografia em um contexto teórico-metodológico. Depois, dissertará acerca da Literatura e o ensino da Geografia e, em seguida, serão apresentadas propostas de situações didáticas – fundamentadas pelo viés da Teoria de Guiy Brousseau (2008) – como recursos para compor a metodologia de ensino do professor.

 

Biografia do Autor

WALDINEY GOMES AGUIAR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus de Francisco Beltrão PR

Possui Graduação em Geografia- Licenciatura, Mestrado e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo -USP. É professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Docente das disciplina de Didática da Geografia e Estágio Supervisionado. ORCID 0000-0001-8527-9052

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

AGUIAR, W. G. (2022). GEOGRAFIA E LITERATURA: SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO ESCOLAR. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 8(01), 2–18. https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15044