GEOGRAFIA E LITERATURA
SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15044Palavras-chave:
Didática, Geografia, LiteraturaResumo
Este texto tem como objetivo apresentar propostas de situações didáticas para o ensino de Geografia através da obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, escrita em 1938. A obra mencionada apresenta em sua narrativa fenômenos relacionados à natureza tais como as condições climáticas, o tipo de solo e a vegetação. Além disso, aborda questões essenciais a serem refletidas acerca das condições humanas, às quais os personagens são submetidos no ambiente do enredo. Dessa forma, o presente artigo evidencia a importância deste estudo uma vez que os temas encontrados no romance são pertinentes aos conteúdos curriculares geográficos. Ainda, vale-se frisar que este estudo contribuirá para as práticas pedagógicas de interdisciplinaridade entre a Geografia e a Literatura. Sendo assim, no primeiro momento, o texto discorrerá sobre o ensino da Geografia em um contexto teórico-metodológico. Depois, dissertará acerca da Literatura e o ensino da Geografia e, em seguida, serão apresentadas propostas de situações didáticas – fundamentadas pelo viés da Teoria de Guiy Brousseau (2008) – como recursos para compor a metodologia de ensino do professor.
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