O CONCEITO TERRITÓRIO NAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15048Resumo
Este artigo objetiva discutir alguns aspectos acerca do conceito de território no ensino de Geografia e é parte de uma pesquisa de mestrado, em andamento. Nas últimas décadas o território vem se tornando mais um instrumento de pesquisa dentro da ciência geográfica, além de admitir novas abordagens acerca dos estudos. Saliente-se ainda que a prática docente em Geografia e de território é fundamental para que uma aprendizagem significativa tenha efeito na vida cotidiana do sujeito aprendiz. Isso porque, na contemporaneidade, esse é um dos conceitos importantes para se compreender o mundo. Diante disso, são realizadas discussões teóricas embasadas em Cavalcanti (2019), Haesbaert (2014), Raffestin (1993), Portela (2018), Castellar (2019), entre outros. Utilizou-se ainda dados do estado da arte realizado em que constam pesquisas relacionadas à temática aqui discutida. Mediante o exposto, esse artigo discutirá sobre a trajetória do conceito de território na ciência geográfica nos séculos XX e XXI, além de abordar sobre algumas concepções dessa categoria no Brasil, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Em seguida, será abordado acerca do território como conceito no ensino de Geografia. Como resultados preliminares, verificou-se que há algumas pesquisas relacionadas ao ensino de território, mas que não associam diretamente à prática do professor, em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 IOSHUA COSTA GUEDES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.