UM PROJETO DE REFORMA AGRÁRIA ESTATAL NO NORTE GOIANO (1960-1964): O COMBINADO AGRO-URBANO DE ARRAIAS

UM PROJETO DE REFORMA AGRÁRIA ESTATAL NO NORTE GOIANO (1960-1964)

Autores

  • Saimon Lima de Britto UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS
  • Manoel Calaça UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIANIA
  • Elizeu Ribeiro Lira UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.20873/rev.prod.acad..v9i1.22560

Palavras-chave:

Reforma Agrária, Agrovilas, Cooperativa Camponesa, Campesinato.

Resumo

A pesquisa visa analisar o projeto agro-urbano do governo Mauro Borges em Goiás como proposta de reforma agrária estatal na década de 1960 e seu resultado nos dias atuais. O trabalho apresenta a formação inicial do projeto Combinado Agro-Urbano de Arraias e seu desfecho através dos mais diversos processos políticos, sociais e administrativos que desencadearam no fim do referido projeto e, posteriormente na criação da cidade de Combinado, atualmente no estado do Tocantins, a partir dessa colônia camponesa nos rincões goianos, que além de reforma agrária tinha também um viés colonizador. Os fatos foram analisados com base em pesquisa bibliográfica sobre a temática, trabalhos de campo, observação e entrevistas. Foram utilizados mapas e imagens para melhor entendimento e esclarecimento dos processos.

Biografia do Autor

Saimon Lima de Britto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG);2. Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT);3. Graduado em Pedagogia (Unifaveni)4. Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT);5. Especialista em Educação do Campo (Faculdade Serra Geral)6. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais (NEPAT/IESA/UFG);7. Membro do Núcleo de Estudos Urbanos Regionais e Agrários (NURBA/UFT); 8. Tem experiência nas áreas de Geografia Humana, Geografia Agrária, Movimentos Sociais, Luta Pela Terra, Pequenas Cidades no Interior do Brasil, Região, Território e Meio Ambiente.

Manoel Calaça, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIANIA

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (1974), mestrado em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983) e doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor credenciado do Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da (UFG). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: modernização do território, territorialização do capital no, relações de trabalho no campo, agronegócio, campesinato e movimentos sociais no campo. 

Elizeu Ribeiro Lira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. P. P. SP. (2004). Pós Doutor em Desenvolvimento Territorial pelo IPPUR/UFRJ.( 2016 ) Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. P. P. SP (1995). Especialista em Educação Brasileira/ Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Goiás UFG (1992) Graduado em Geografia pelo Centro Universitário de Brasília (1987) . Coordenador do Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Tocantins Campus de Porto Nacional.(2011 a 2014) Coordenador do Grupo de Pesquisa NURBA/UFT/CNPq ( Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários ). Diretor e membro do conselho editorial da Revista Produção Acadêmica impresso (ISSN-1809-2756 e Revista Produção Acadêmica II ( on-line, 2448-2757); Revista do Laboratório de Geografia Agrária da USP (ISSN -1808-1150); Campo Território ( 1809-6271); Tocantinense de Geografia (2317-9430); Atualmente é Professor TITULAR da Universidade Federal do Tocantins Campus de Porto Nacional -TO, atuando na graduação do curso de Geografia; Professor Permanente do Mestrado em Geografia na UFT campus de Porto Nacional -TO. Músico popular e crítico literário Possui experiência na área de Geografia humana, com ênfase em Geografia Agrária ,Urbana , Regional e do Território, atuando principalmente nos seguintes temas: a questão agrária, ensino de geografia, movimentos sociais no campo e na cidade, território e territórios indígenas, cidade, produção do espaço urbano,e comunidades tradicionais

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. Lutas camponesas no nordeste. Série Princípios. 2ª Edição. Editora ática: São Paulo, 1989.

BRITTO, Saimon Lima de. O Projeto de Reforma Agrária de Mauro Borges em Território Tocantinense em 1962. In: V Simpósio Nacional: Cidades, Fronteira E Território Tradicional E Viii Simpósio Do Nurba. Porto Nacional: UFT, 2019. Anais Eletrônicos. Disponível em: https://simposionurbauft.wixsite.com/nurba/anais-eletonicos Acesso em: 05 de julho de 2019.

BRITTO, Saimon Lima de; LIRA, Elizeu Ribeiro. As Ligas Camponesas na Região de Dianópolis – TO: Uma proposta de Reforma Agrária na marra. In: LIRA, E. R. (Org.). Geografia Agrária do Tocantins: Campesinato, Latifúndio e Conflitos. Goiânia: Kelps, 2018. P. 245-259.

JULIÃO, Francisco. Cambão: a face oculta do Brasil. Recife: Bagaço, 2013.

LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). Aparecida -SP: Ideias & Letras, 2008.

LIRA, Elizeu Ribeiro. (Org.). Geografia agrária do Tocantins: campesinato latifúndio e conflitos. Goiânia: Kelps, 2018.

MARTINS, Rosilda Baron. Metodologia científica: como tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos. Curitiba: Juruá, 2005.

MOURA, Maria Margarida. Camponeses. Série Princípios, 2ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1988.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de, e outros. Território em Conflito, Terra e Poder. Goiânia: Kelps, 2014.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A agricultura camponesa no Brasil. – Coleção Caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1991.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A Geografia das Lutas no Campo. 5ª Ed. São Paulo: Contexto 1993.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo Capitalista de Produção e Agricultura. 3ª Ed. São Paulo: Ática, 1990.

PRADO JUNIOR, Caio. A questão agrária no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2000.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2008.

SANTOS, Milton. Espaço e método. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2014.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

SANTOS, Roberto de Souza. Territorialização dos atores hegemônicos, desenvolvimento regional e local – Uma análise crítica sobre o Tocantins. Goiânia: Kelps, 2019.

TEIXEIRA, Mauro Borges. Estrutura agrária do governo Mauro Borges. Brasília: Cegraf, 1987.

TEIXEIRA, Mauro Borges. Tempos idos e vividos: Minhas experiências. 2ª Ed. Goiânia: Ed. do autor: 2002.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Como Citar

Lima de Britto, S., l Calaça, M., & RIBEIRO LIRA, E. (2025). UM PROJETO DE REFORMA AGRÁRIA ESTATAL NO NORTE GOIANO (1960-1964): O COMBINADO AGRO-URBANO DE ARRAIAS: UM PROJETO DE REFORMA AGRÁRIA ESTATAL NO NORTE GOIANO (1960-1964). PRODUÇÃO ACADÊMICA, 9(1), 57–68. https://doi.org/10.20873/rev.prod.acad.v9i1.22560

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.