EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E LITERATURA: O POTENCIAL DA POESIA DE RUY ESPINHEIRA FILHO PARA O ENSINO MÉDIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15045Resumo
O trabalho tem como objetivo relacionar a Literatura à Geografia, a partir da obra poética de Ruy Espinheira Filho, poeta baiano que em seus poemas traz sentimentos a respeito dos seus lugares vividos. Nosso intento é evidenciar o potencial que a literatura tem como aporte à educação geográfica com foco na área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Buscando uma interface entre a Geografia e a Literatura e reconhecendo que a educação geográfica tem caminhos que permitem arranjos em propostas didático-pedagógicas interdisciplinares, o artigo busca incitar o uso da literatura como uma das fontes de conhecimento que devem ser desenvolvidas transversalmente ao ensino dos componentes curriculares integrados a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Tendo em vista que a literatura possibilita a junção dos diversos componentes curriculares em discussões que facilitam a visualização de diversas problematizações, o seu uso na presente proposta assume o sentido de linguagem, recurso e meio facilitador do desenvolvimento de competências e habilidades definidas pela BNCC (BRASIL, 2018). A obra de Ruy Espinheira Filho, aqui trazida através de coletâneas de poemas publicadas em 2012 e 2017 e que representam sua poesia desde a década de 1960, é usada como exemplo da riqueza de relações que a literatura tem para o desenvolvimento de questões históricas, geográficas e sociais, além de contribuir para a ampliação do repertório cultural dos estudantes e promoção do conhecimento científico historicamente construído pela sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PABLO AMAURY PEREIRA LIMA, Carolina MACHADO ROCHA BUSCH PEREIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.