EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E LITERATURA: O POTENCIAL DA POESIA DE RUY ESPINHEIRA FILHO PARA O ENSINO MÉDIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15045Resumo
O trabalho tem como objetivo relacionar a Literatura à Geografia, a partir da obra poética de Ruy Espinheira Filho, poeta baiano que em seus poemas traz sentimentos a respeito dos seus lugares vividos. Nosso intento é evidenciar o potencial que a literatura tem como aporte à educação geográfica com foco na área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Buscando uma interface entre a Geografia e a Literatura e reconhecendo que a educação geográfica tem caminhos que permitem arranjos em propostas didático-pedagógicas interdisciplinares, o artigo busca incitar o uso da literatura como uma das fontes de conhecimento que devem ser desenvolvidas transversalmente ao ensino dos componentes curriculares integrados a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Tendo em vista que a literatura possibilita a junção dos diversos componentes curriculares em discussões que facilitam a visualização de diversas problematizações, o seu uso na presente proposta assume o sentido de linguagem, recurso e meio facilitador do desenvolvimento de competências e habilidades definidas pela BNCC (BRASIL, 2018). A obra de Ruy Espinheira Filho, aqui trazida através de coletâneas de poemas publicadas em 2012 e 2017 e que representam sua poesia desde a década de 1960, é usada como exemplo da riqueza de relações que a literatura tem para o desenvolvimento de questões históricas, geográficas e sociais, além de contribuir para a ampliação do repertório cultural dos estudantes e promoção do conhecimento científico historicamente construído pela sociedade.
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