EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E LITERATURA: O POTENCIAL DA POESIA DE RUY ESPINHEIRA FILHO PARA O ENSINO MÉDIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Autores

  • PABLO AMAURY PEREIRA LIMA Universidade Federal do Tocantins
  • Carolina MACHADO ROCHA BUSCH PEREIRA Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-6296-0096

DOI:

https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15045

Resumo

O trabalho tem como objetivo relacionar a Literatura à Geografia, a partir da obra poética de Ruy Espinheira Filho, poeta baiano que em seus poemas traz sentimentos a respeito dos seus lugares vividos. Nosso intento é evidenciar o potencial que a literatura tem como aporte à educação geográfica com foco na área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Buscando uma interface entre a Geografia e a Literatura e reconhecendo que a educação geográfica tem caminhos que permitem arranjos em propostas didático-pedagógicas interdisciplinares, o artigo busca incitar o uso da literatura como uma das fontes de conhecimento que devem ser desenvolvidas transversalmente ao ensino dos componentes curriculares integrados a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Tendo em vista que a literatura possibilita a junção dos diversos componentes curriculares em discussões que facilitam a visualização de diversas problematizações, o seu uso na presente proposta assume o sentido de linguagem, recurso e meio facilitador do desenvolvimento de competências e habilidades definidas pela BNCC (BRASIL, 2018). A obra de Ruy Espinheira Filho, aqui trazida através de coletâneas de poemas publicadas em 2012 e 2017 e que representam sua poesia desde a década de 1960, é usada como exemplo da riqueza de relações que a literatura tem para o desenvolvimento de questões históricas, geográficas e sociais, além de contribuir para a ampliação do repertório cultural dos estudantes e promoção do conhecimento científico historicamente construído pela sociedade.



Biografia do Autor

PABLO AMAURY PEREIRA LIMA, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Porto Nacional. Atuou como monitor da disciplina de Cartografia por dois semestres letivos e esteve ligado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por um ano e oito meses e Programa Residência Pedagógica por um ano e dois meses. Foi estagiário na Superintendência do Tocantins do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-TO) e participou do projeto de extensão Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional, vinculado ao Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFT, campus Porto Nacional.

   

Carolina MACHADO ROCHA BUSCH PEREIRA, Universidade Federal do Tocantins

Professora Associada do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Universidade Federal do Tocantins campus de Porto Nacional desde 2005. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Geografia pela UNESP Presidente Prudente (2004), e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Metodologias e Práticas de Ensino de Geografia (LEGEO) na Universidade Federal do Tocantins. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) da Universidade Federal de Goiás, e, da Rede Latino-americana de Investigação em Didática da Geografia (REDLADGEO). É editora da Revista Brasileira de Educação em Geografia e membro do conselho consultivo e revisora de outros periódicos da área. Possui pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Educação Geográfica, e, Estudos Culturais, além de ser autora de vários artigos publicados em periódicos da área de Geografia.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

AMAURY PEREIRA LIMA, P., & MACHADO ROCHA BUSCH PEREIRA, C. (2022). EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E LITERATURA: O POTENCIAL DA POESIA DE RUY ESPINHEIRA FILHO PARA O ENSINO MÉDIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 8(01), 19–39. https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15045