Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

 

A Revista Produção Acadêmica destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Geografia, resultantes de pesquisas e estudos urbanos, regionais e agrários refletidos teoricamente. Compreendem-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, as traduções de artigos ou entrevistas internacionais, ensaios, entrevistas com autores ou pesquisadores de significativa relevância e de resenhas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. A Revista é semestral, sendo suas duas publicações tematizadas na forma de Artigos.

O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados à Revista é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER). A publicação de um artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista Produção Acadêmica, para divulgação impressa e por meio eletrônico – internet. A Revista não publica artigos de um mesmo autor e/ou coautor de forma consecutiva, devendo ter o mínimo de duas edições como espaço entre essas publicações.

 

1. A Revista Produção Acadêmica publica artigos originais e inéditos, referentes à área de Geografia Urbana, Regional, Agrária e áreas afins,  considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

 

2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos e empíricos.

 

3. Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

 

4. A Revista, através do editor, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

 

5. Recomendações:  

Extensão: O texto deverá ter extensão mínima de 12 páginas e máxima de 20 páginas, com espaçamento de 1,5, no corpo do texto;

Quando for o caso de inserir nota de rodapé formatar com espaço simples e fonte 10.

O título (no idioma original e em Inglês) devem conter no máximo 240 caracteres incluindo espaços.

 

Imagens: se o artigo contiver imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff), com resolução mínima de 300 dpi. No arquivo referente ao texto, deverá ser indicado através da inserção das legendas (no idioma do artigo e também em Inglês), o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, gráficos, tabelas e/ou quadros.

Citações: as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:

a. Um autor: (SANTOS, 1987).

b. Dois autores: (CHAVEIRO e LIRA, 1960).

c. Três ou mais autores: (CASTRO et al., 1966).

d. Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (GOMES, 2008a) (GOMES, 2008b).

Apresentação das citações:

e. Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas.

f. Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'.

·                   Não utilize as expressões op. Cit, id, idem.

·                   Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in.

 

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

Título do texto: Título no idioma do artigo e em espanhol, podendo ser alemão, francês ou ingles Inglês. Se o artigo for redigido em espanhol ou outra língua deve apresentar também o título em Português. Com no máximo 240 caracteres com espaço;

Resumos: no idioma do artigo e em espanhol, podendo ser alemão, francês ou ingles,  em um único parágrafo, com até 20 linhas, acompanhado de três palavras-chave, contemplando os seguintes itens: objetivo, referencial teórico, metodologia e resultados do estudo. Nos casos em que o artigo é escrito em inglês, solicita-se também a apresentação de resumo e palavras-chave em português.

 

Texto completo do artigo: formatado em Times New Roman, espaçamento 1,5.

Referências: as referências bibliográficas e de outra natureza devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, espaçamento simples, como nos modelos abaixo:

Artigos em periódico:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódico, volume(número/fascículo): pág inicial-pág final. 

Ex. DUNN, W.E. LANTOLF, J.P. 1998.Vygosty’s zone of proximal development and Krashen’s i+1: incommensurableconstructs. incommensurabletheories. Language Learning, 48(3):411-442.

Artigos relativos a eventos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais. Cidade, Sigla. volume:pág inicial-pág final. 

Ex. BIONDI, J.C. 1982. Kimberlitos. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 32, Salvador, 1982. Anais.Salvador, SBG, 2:452-464.

 Artigos em coletânea:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.), Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final. 

Ex: GRANDO, A. 2003. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org.), Coletânea GT Produção de sentido nas mídias.Pernambuco, UNICAD, p. 75-81.

Livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p.

 

Ex: TURNER, F.J. WERHOOGEN, J. 1960. Igneous and MetamorphicPetrology. 20ª ed., New York, McGraw-Hill, 694 p.

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed.),Título do livro. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final. 

 

Ex: DONATO, R. 1994. Collectivescaffolding in secondlanguagelearning. In: J. LANTOLF; G. APPEL (eds.), Vygotskian Approaches to SecondLanguageResearch. Norwood, AblexPublishingCompany, p. 33-56.

Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas p. 

 

Ex: TAGLIANI, C.R.A. 1997. Proposta para o manejo integrado da exploração de areia no município costeiro de Rio Grande – RS. Um enfoque sistêmico. São Leopoldo, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 158 p.

Citações de Sites e textos eletrônicos:

Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

 

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponívelem: http://. Acessoem: dd/mm/aaaa. 

 

Ex: LENKER, A. RHODES, N. 2007.Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007. 

 

* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007). 

·                   Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:

 

FONTE/SITE. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa. 

 

Ex: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008. 

 

* No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).

 

Jornais e revistas, órgãos e instituições:

 

·                   Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

 

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado). 

 

Ex: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev. 

 

* No corpo do texto, indica-se: segundo Micelli (1987, p. 10) ou "o intelectual ajuda a pensar" (MICELLI, 1987, p. 10).

·                   Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:

 

Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página. 

 

Ex: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14. 

 

* No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).

  

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1.A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 

2.A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem: 

 A)Título.

 B)Texto completo do artigo, escrito em Times New Roman, com espaçamento de 1,5. 

OBS: Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir legenda no idioma do artigo. As tabelas e ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos originais (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados (não inseridos no interior do próprio texto), com resolução mínima de 300 dpi.

 

C)AO FINAL DO TEXTO, APÓS AS REFERÊNCIAS, RESUMO em até 20 linhas acompanhado de pelo menos três palavras-chave.

 

D)ABSTRACT e KEY WORDS em inglês: TÍTULO E RESUMO..

 

 A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

3.As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto. 

As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas

4.O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. 

5.Os trabalhos enviados para RELPE devem estar de acordo com o modelo abaixo de referências bibliográfica.

 Referências 

 

São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto. 

 

As referências devem ser digitadas em fonte Times New Roman, em corpo 12 pt, com espaçamento simples entre as linhas e organizadas em ondem alfabética. 

 

As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos que estão publicadas no site da revista. Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada por um espaço simples. 

 

Exemplos: 

Artigos em periódico:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódico,volume(número/fascículo): pág inicial-pág final. 

Artigos relativos a eventos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais... Cidade, Sigla. volume:pág inicial-pág final. 

Artigos em coletânea:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.), Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final. 

Livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p. 

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed.), Título do livro. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final. 

Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas p. 

Citações de Sites e textos eletrônicos:

o                  Autor identificado:

 

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa. 

o                  Autor anônimo:

 

FONTE/SITE. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa. 

Jornais e revistas, órgãos e instituições:

o                  Autor explícito:

 

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Fonte (Órgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado). 

o                  Autor anônimo:

 

Fonte (Órgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página. 

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.