A inserção da poética oral dos terreiros na literatura afro-brasileira

Autores/as

  • Juliana Franco Alves Garbim Unesp

Palabras clave:

Tradição oral; Literatura afro-brasileira; Inserção; Mãe Beata de Yemonjá

Resumen

O presente trabalho busca examinar a inclusão da voz dos terreiros no panorama literário afro-brasileiro. É fato que a literatura de ascendência negra tem ganhado cada vez mais destaque na cena cultural nacional. Buscamos com esta pesquisa revelar a participação das poéticas orais originárias dos guetos afrodescendentes. Aqui, a voz do outro se utiliza da mão do autor como condutora da identidade herdada das senzalas. Assim, o discurso negro, subalternizado durante séculos ganha visibilidade por meio das obras literárias. Elegemos livros que destacam a visão de mundo sob a ótica do sujeito negro que teve, durante muito tempo, sua voz silenciada pelo discurso hegemônico. Propomos como escopo algumas narrativas escritas por Mãe Beata de Yemonjá (2004, 2008). Tal cotejo é baseado em pensadores como Zilá Bernd (1987, 1988), Ecléa Bosi (1986), Paul Zumthor (1997, 2005) e Stuart Hall (2003).

Citas

ALVES-GARBIM, Juliana Franco. A voz de Mãe Beata de Yemonjá em perspectiva: o (não) lugar das poéticas orais afro-brasileiras no mercado editorial. 2019. 290 f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2019.
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Publicado

2021-02-07

Cómo citar

Franco Alves Garbim, J. (2021). A inserção da poética oral dos terreiros na literatura afro-brasileira. Porto Das Letras, 7(1), 300–310. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11492

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