Efeitos do contato entre normas na variação linguística

A presença de artigo definido antecedendo possessivos no falar universitário da UFS

Autor/innen

  • Manoel Siqueira Universidade Federal de Sergipe/Pós-Graduando

Schlagworte:

Variação, Artigos definidos, Possessivos, Contato, Deslocamento

Abstract

Neste trabalho, descrevemos a variação na realização de artigos definidos antecedendo possessivos em posição pré-nominal no Português falado na comunidade da UFS, como em “estava com 0 minha mãe” e “estava com a minha mãe”, buscando responder a seguinte pergunta: a perspectiva de contato linguístico entre normas e a de deslocamento geográfico influenciam na realização dessa variação? Nossa hipótese é a de que a migração geográfica e o contato entre normas desempenham força sobre a realização do artigo. Utilizamos como método o descritivo/observacional, e como corpus 32 entrevistas sociolinguísticas coletadas com estudantes da UFS, vinculadas ao banco de dados Falares Sergipanos (FREITAG, 2013). Obtivemos um total de 1268 realizações do fenômeno, sendo 47% para a presença. O fator deslocamento apresentou pouca diferenciação, em que os falantes do Deslocamento 4 fazem maior uso do artigo, enquanto os do Deslocamento 3 menor uso. Em tempo de curso, na medida em que os falantes mais se inserem na universidade, mais usam o artigo. Os resultados externos sugerem que o comportamento linguístico do fenômeno é sensível à inserção na comunidade. Todavia, o condicionamento da variação é de natureza interna, com a atuação do tipo de sintagma, tipo de preposição e traço semântico e status informacional.

Autor/innen-Biografie

Manoel Siqueira, Universidade Federal de Sergipe/Pós-Graduando

Mestrando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas em Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) no período de 2017/2018, participou do Programa Institucional de Bolsas em Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) no período de 2016/2017, foi monitor da disciplina de Língua Latina no período de 2016.1 e monitor colaborador da disciplina de Fonologia do Português no período de 2018.1 na UFAL. Participa do grupo de pesquisa A Língua Usada no Sertão Alagoano (LUSA), em que se encontra desde 2017. Também participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS) desde 2019. Tem interesse na área de Sociolinguística - com ênfase em aspectos morfossintáticos, sintáticos, contatos linguísticos, variação e ensino de língua materna -, Fonética e Fonologia.

Literaturhinweise

ANDRADE, S. R. J. A expansão no acesso à educação superior no brasil e a presença do novo aluno nas instituições de ensino superior. In: Anais do 10º Encontro Internacional de Formação de Professores, Aracaju, 2017.
ARAUJO, A. S. ; MENDONÇA, J. J. ; CORRÊA, T. R. A.; RIBEIRO, C. C. S. ; FREITAG, R. M. K. . O controle da mobilidade na constituição de amostras sociolinguísticas. In: ABRALIN 50, 2019, Maceió (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Brasília, 2014.
CALLOU, D.; SILVA, G. M. O. O uso de artigo definido em contextos específicos. In.: HORA, D. (Org.) Diversidade Linguística no Brasil. João Pessoa: Ideia, 1997.
CAMPOS JR., H. S. A variação morfossintática do artigo definido na capital capixaba. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciência Humanas e Sociais, 2011.
CORREA, T. R. A. A variação na realização de /t/ e /d/ na comunidade de práticas da UFS: mobilidade e integração. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Sergipe, 2019.
FREITAG, R. M. K. Banco de dados Falares Sergipanos. Working Papers em Linguística, Vol. 14, N. 1, p. 156-164, 2013.
FREITAG, R. M. K. Sociolinguística no/do Brasil. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Vol. 58, N. 3, p. 445-460, 2016.
GUEDES, S. Emprego do artigo definido em situação de contato dialetal. Domínios de Lingu@gem, Vol. 13, N. 4, p. 1401-1432, 2019.
JORNAL NACIONAL. Pela primeira vez, negros são maioria nas universidades públicas, diz IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/11/13/pela-primeira-vez-negros-sao-maioria-nas-universidades-publicas-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 18 out. 2019.
LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. Trad. de M. Bagno; M. M. P. Scherre; C. R. Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 [1972].
LUCCHESI, D. The article systems of Cape Verde and São Tomé creole portuguese: general principles and specific factors. Journal of Pidgin and Creole Languages, Vol. 8, N. 1, p. 81-108, 1993.
MAGALHÃES, T. V. O uso de artigo definido diante de pronome possessivo em textos portugueses do século XVI a XIX. Revista Leitura, Vol. 1, N. 47, p. 123–143, 2011.
MATTOS E SILVA, R. V. Estruturas Trecentistas: elementos para uma Gramática do Português Arcaico. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1989.
NAZÁRIO, M. L. Uso variável do artigo definido diante de pronome possessivo na variedade linguística da comunidade de fala dos Almeidas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiânia, 2007.
OLIVEIRA, A. T. R. et al. O panorama dos deslocamentos populacionais no Brasil: PNADs e Censos Demográficos. In: OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. (Org.). Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Brasília: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2011.
PATIL, I.; POWELL, C. GGSTATSPLOT: “ggplot2”, Based Plots with Statistical Details, 2018.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2018. Disponível em: <https://www.r-project.org/>. Acesso em: 18 jan. 2020.
RIBEIRO, C. C. S. Deslocamento geográfico e padrões de uso linguístico: a variação entre as preposições em ~ ni na comunidade de práticas da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Sergipe, 2019.
RINKE, E. A combinação de artigo definido e pronome possessivo na história do português. Estudos de lingüística galega, Vol. 2, p. 121-139, 2010.
SAID ALI, M. Gramática Histórica da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1931.
SCHEI, Ana. O artigo definido frente a pronomes possessivos na literatura brasileira do século XIX. Revista da ABRALIN, Vol. 8, N. 2, 2009.
SEDRINS, A. P. et al. A função sintática e o licenciamento de artigos definidos diante de antropônimos e de possessivos pré-nominais. Domínios de Lingu@gem, Vol. 13, N. 3, p. 1266-1295, 2019.
SILVA, G. M. O. Estudo da regularidade na variação dos possessivos no português do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1982.
SILVA, G. M. O. Realização facultativa do artigo definido diante de possessivo e de patronímico. In: SILVA, G. M. O.; SCHERRE, M. M. P. (Orgs.). Padrões sociolingüísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 120-145, 1998a.
SILVA, G. M. O. Emprego do artigo diante de possessivo e de patronímico: resultados sociais. In: SILVA, G. M. O; SCHERRE, M. M. P. (Orgs.). Padrões sociolingüísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 265-281, 1998b.
TRUDGILL, P. Dialects in contact. Oxford: Basil Blackwell, 1986.

Veröffentlicht

2020-04-17

Zitationsvorschlag

Siqueira, M. (2020). Efeitos do contato entre normas na variação linguística: A presença de artigo definido antecedendo possessivos no falar universitário da UFS. Porto Das Letras, 6(1), 8–33. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8324

Ausgabe

Rubrik

Estudos em variação linguística: teoria, métodos e descrição de variedades br.