A Noção de Sequência Textual na Análise de Dois Artigos de Opinião Finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Autores

Palavras-chave:

sequência textual; questão polêmica; artigo de opinião; OLP.

Resumo

Este artigo examina as atitudes comunicativas predominantes em dois artigos de opinião finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP). As análises desenvolvidas consideram o que é apresentado no Caderno Pontos de Vista da OLP (RANGEL; GAGLIARDI; AMARAL, 2014) em relação aos critérios de avaliação para o gênero: marcas de autoria; tema; adequação linguística e discursiva; e convenções de escrita. Atentou-se para a elaboração e para a manutenção da questão polêmica nos artigos de opinião. Além disso, por se considerar que a sequência textual dominante pode determinar a coesão e a coerência de um texto, observou-se a presença e/ou a ausência de elementos tipológicos que caracterizam uma sequência argumentativa (ADAM, 2019). No primeiro texto em análise, é possível notar uma questão polêmica explícita, estimulando um embate entre referentes (GARCIA, 2011) e garantindo a efetiva resolução do problema de comunicação. Já no segundo texto analisado, no qual é possível notar certo predomínio de elementos tipológicos da sequência explicativa (ADAM, 2019), não há uma questão polêmica bem esboçada, situação que traz consequências discursivas ao texto, comprometendo o propósito comunicativo. Considerando essa análise, é possível apontar o quanto produtivas podem ser, especialmente no contexto da OLP, atividades de reescrita de texto, cujo foco seja a explicitação da questão polêmica; visto que, como uma bússola, a questão polêmica – diferentemente do fato polêmico – aponta caminhos eficazes para a construção da argumentação, guiando o/a leitor/a na participação do jogo argumentativo.

Referências

ADAM, J-M. Textos: tipos e protótipos. São Paulo: Contexto, 2019.

____. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992.

BONINI, A. A noção de sequência textual na análise pragmático-textual de Jean-Michel Adam. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BRASIL. Base nacional comum curricular. MEC/SEB, Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 24/04/2021.

____. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa/SEF. Brasília, DF, 1998.

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

GARCIA, A. L. M. Artigo de Opinião na Olimpíada – Edição 2010. Retratos da mostra: os dois lados da moeda. In: RANGEL, E. de O. (Org.). Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: o que nos dizem os textos dos alunos? São Paulo: Cenpec – Fundação Itaú Social, 2011.

RANGEL, E. de O.; GAGLIARDI, E.; AMARAL, H. Pontos de Vista – Caderno do Professor: orientação para produção de textos. São Paulo: Cenpec – Coleção da Olimpíada, 2014.

TOULMIN, S. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Geribone, V. . (2022). A Noção de Sequência Textual na Análise de Dois Artigos de Opinião Finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro . Porto Das Letras, 8(4), 27–52. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12158