NEOIMPÉRIO, IDENTIDADE E SUBALTERNIDADE

UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL DA IDENTIDADE DOS PERSONAGENS EM O VELHO E O MAR, DE ERNEST HEMINGWAY

Autores

  • Ferdinando de Oliveira Figueirêdo Universidade Estadual da Paraíba
  • Sueli Meira Liebig

Palavras-chave:

Identidade; Literatura; Neoimperialismo; Subalternidade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise pós-colonial do romance de língua inglesa O Velho e o Mar (1952), do escritor norte-americano Ernest Hemingway (1899-1961), a partir de uma visão focada na formação identitária dos personagens retratados na narrativa. Para tanto, considera-se o contexto predominante do neoimperialismo norte-americano em Cuba, que abrange a primeira metade do século XX, período em que a obra foi produzida. A utilização da teoria pós-colonial para esta pesquisa se justifica devido a sua relevância nos Estudos Culturais, especialmente quando seus conceitos são aplicados na literatura, sobretudo na sua proposta de promover uma reflexão acerca da condição de subalternidade atribuída ao sujeito colonizado pelo poder colonial. Assim, pelo método analítico, os personagens serão observados como as principais peças afetadas pelo sistema neocolonial dos Estados Unidos, o que os define como membros marginalizados perante o Império. Portanto, as contribuições de teóricos como Ashcroft, Griffiths e Tiffin (1989, 2007), Bonnici (2000, 2005) Bosi(1992), Memmi (2007), dentre outros, serão fundamentais para a produção deste trabalho, e auxiliarão na atenção à leitura do corpus como uma imagem da singularidade subalternizada determinada pelo colonizador americano ao cubano colonizado.

Biografia do Autor

Ferdinando de Oliveira Figueirêdo, Universidade Estadual da Paraíba

Pesquisador da Universidade Estadual da Paraíba.

Sueli Meira Liebig

Doutora em Letras/literatura comparada pela UFMG -Universidade Federal de Minas Gerais/UGA -Universidade da Geórgia em Athens, USA (2002). Vice-presidente da Associação para o estudo da Literatura e Meio Ambiente - ASLE Brasil, pesquisadora no grupo de pesquisa GAIA ? Grupo de Atividades Interdisciplinares sobre animais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM -PR) e de Literatura e cultura afro-brasileira, africana e da diáspora, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada do Departamento de Letras na graduação e da pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (MLI/PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura Comparada, Estudos pós-coloniais, expressões da alteridade e estudos ecocríticos. 

Referências

ABRAMS, Meyer Howard. A glossary of literary terms. 70. ed. USA: Heinle & Heinle, 1999.

ASHCROFT, Bill; GRIFFITHS, Gareth; TIFFIN, Helen. The Empire Writes Back: Theory and Practice in Post-Colonial Literatures. London: Routledge, 1989.

ASHCROFT, Bill; GRIFFITHS, Gareth; TIFFIN, Helen. Post-colonial studies: The Key Concepts. London: Routledge, 2007.

BONNICI, Thomas. O pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura. Maringá: Eduem, 2000.

BONNICI, Thomas. Conceitos-chave da teoria pós-colonial. Maringá: Eduem, 2005.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Tradução de Carmen C. Varriale et al. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. 11. ed. Tradução de Maria Helena Kuhner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BRUIT, Héctor Hernan. O imperialismo. 2. ed. São Paulo: Atual, 1987.

CHEAH, Pheng. What is a World?: On Postcolonial Literature as World Literature. USA: Duke University Press, 2016

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda., 1999.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

FANON, Frantz. A Dying Colonialism. Traduzido do francês por Haakon Chevalier. New York: Grove Press, 1965.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: Edufba, 2008.

GANDHI, Leela. Postcolonial Theory: A Critical Introduction. New York: Columbia UP, 1998.

HEMINGWAY, Ernest. A Farewell to Arms. New York: Charles Scribner’s Sons, 1929.

HEMINGWAY, Ernest. The Old Man and the Sea. New York: The Scribner Library, 1952.

HEMINGWAY, Ernest. The Garden of Eden. New York: Scribner, 1986.

HEMINGWAY, Ernest. The Snows of Kilimanjaro. In: HEMINGWAY, Ernest. The Snows of Kilimanjaro and other stories. Scribner Book Company: New York, 1993.

HEMINGWAY, Ernest. O Velho e o Mar. Tradução de Fernando de Castro Ferro. 80. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

HEMINGWAY, Ernest. Adeus às Armas. Tradução de Monteiro Lobato. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

HEMINGWAY, Ernest. O jardim do Éden. Tradução de Wilma Freitas Ronald de Carvalho. São Paulo: Círculo do Livro, 1986.

HEMINGWAY, Ernest. As Neves do Kilimanjaro e outros contos. Tradução de Ênio Silveira e José J. Veiga. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.

JOHNSON, Robert. British Imperialism. London: Palgrave Macmillan, 2003.

LOOMBA, Ania. Colonialism/Postcolonialism. New York: Routledge, 1998.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido de Retrato do colonizador. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

PAYASLIAN, Simon. The History of Armenia: From the Origins to the Present. London: Palgrave Macmillan, 2007.

SMITH, Bonnie G. Imperialism: A History in Documents. New York: Oxford University Press, 2000.

STRINGER, Keith. The Emergence of a Nation-State, 1100-1300. In: WORMALD, Jenny (Ed.). Scotland: A History. Oxford University Press: New York, 2005. p. 38-68.

TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor: A americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Figueirêdo, F. de O., & Liebig, S. M. (2021). NEOIMPÉRIO, IDENTIDADE E SUBALTERNIDADE: UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL DA IDENTIDADE DOS PERSONAGENS EM O VELHO E O MAR, DE ERNEST HEMINGWAY. Porto Das Letras, 7(especial), 80–99. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8897