As Manipulações Narrativas em Atonement de Ian McEwan
Palavras-chave:
Ian McEwan, Literatura contemporânea, Manipulações narrativasResumo
O presente artigo discute as manipulações narrativas que se estabeleceram como um traço típico da literatura pós-moderna, contemporânea, por meio da qual a tradição literária é criticada e reformulada pela produção de novas obras de gênero híbrido e autorreflexivas no que tocante ao reconhecimento de seu status como ficção. Um caso, nesse sentido, é o romance Atonement [Reparação, na versão brasileira], do escritor inglês Ian McEwan (2003), escolhido aqui como objeto de análise. Inserindo-se de forma consciente no âmbito da produção literária da chamada pós-modernidade, Atonement adota e questiona, de forma aparentemente paradoxal, convenções diversas, como a mimese realista e o esteticismo modernista, aliando-as a algumas da própria literatura pós-moderna, fazendo-o de modo que os discursos histórico, memorialista, autobiográfico e metaficcional se combinem, formando um romance multifacetado em que a ficção constitui um instrumento que permite refletir sobre a relação entre realidade e ficção, enquanto dá prosseguimento à vigorosa e engenhosa produção literária da contemporaneidade.
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