Reflexões, Facetas da Leitura e Formação de Alunos Leitores em Escolas Públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873-ers-jpsf-crl

Resumo

Em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a informação é disponibilizada em frações de segundo para todas as partes do globo terrestre, o domínio da leitura e, consequentemente da compreensão eficaz daquilo que se lê, tem sido cada vez mais cobrados por parte da sociedade. Contudo, apesar da grande importância atribuída à leitura, o que se percebe é que muito ainda precisa ser feito para a formação de alunos leitores, principalmente no contexto das escolas públicas brasileiras. Nesse artigo, especificamente, investigaremos como tem se dado as práticas voltadas para a formação e desenvolvimento crítico de alunos de uma escola pública municipal rural da cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins. Como forma de coleta de dados será realizada uma visita técnica a essa escola com a finalidade de se conhecer o contexto no qual têm ocorrido as práticas para a formação do aluno leitor. O que se objetiva é investigar de que forma o poder público e a equipe escolar têm se posicionado frente a esse grande e importante desafio: a formação efetiva de alunos leitores. Para tal, tentaremos identificar os entraves, desafios e também elementos facilitadores para as práticas de leitura no ambiente escolar e consequente formação crítica e cidadã dos sujeitos envolvidos nesse processo.

Biografia do Autor

Edsom Rogério Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestre em Letras: Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Cidadania e Cultura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: professoredsom@gmail.com.

José Pereira dos Santos Filho, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT); Mestre em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal do Tocantins – (UFT). Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: josefilhooi@hotmail.com.

Carlos Roberto Ludwig, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras pela UFSM. Mestre e Doutor em Letras pela UFRGS. Docente do Curso de Letras: Libras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT. E-mail: carlosletras@uft.edu.br

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

Silva, E. R., Santos Filho, J. P. dos, & Ludwig, C. R. (2022). Reflexões, Facetas da Leitura e Formação de Alunos Leitores em Escolas Públicas. Porto Das Letras, 8(2), s22016. https://doi.org/10.20873-ers-jpsf-crl

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