O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios

Autores

  • Edsom Rogério Silva UFT

Resumo

O presente artigo aborda o Ensino Híbrido como possibilidade para promoção da inclusão em sala de aula, uma vez que a adoção de posturas mais democráticas e que encorajem o aluno a agir de forma autônoma, são uma alternativa para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem, isto porque ao invés de se rotular as diferenças como aspectos negativos, ou até mesmo empecilhos, passam a ser encaradas como aliadas no processo de construção do conhecimento. Partindo dessa premissa, inicialmente será apresentado um breve histórico a referida proposta de ensino, buscando definir o que pode ser considerado como metodologia Híbrida de ensino. Na sequência, serão exploradas as possibilidades dessa proposta, como caminho para a mediação da inclusão, frente às diferentes maneiras de apropriação do conhecimento possíveis em uma sala de aula heterogênea. Por fim, analisaremos os desafios e contribuições relacionados à escolha de tal metodologia de ensino, especificamente no contexto das escolas públicas brasileiras.

Biografia do Autor

Edsom Rogério Silva, UFT

Mestrando em Letras pela UFT

Referências

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org). Ensino
Hibrido: personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 36. ed, São Paulo: Paz e Terra, 2009.

MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria. Novas tecnologias e medicação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.

PRETTO, Nelson. Educação e inovação tecnológica: um olhar sobre as políticas públicas brasileiras. In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED ( Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Mai, Jun, Jul, 1999.

SANTOS, J. A. Teorias da Aprendizagem: Comportamentalista, Cognitivista e Humanista. Revista Sigma. v.2. Macapá: IESAP, 2006, p. 97-111.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Silva, E. R. (2018). O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. Porto Das Letras, 3(1), 151–164. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4877

Edição

Seção

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS