Reforma do Ensino Médio: Política Linguística Negativa e Excludente sobre a Língua Brasileira de Sinais

Autores

  • Carlos Roberto Ludwig Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Esse artigo discute a reforma do ensino médio, em particular seus impactos sobre a língua brasileira de Sinais (Libras). Analisa os impactos negativos que a reforma tem sobre o reconhecimento, valorização, difusão e o ensino de Libras na educação básica, na medida que institui apenas o ensino de língua inglesa como componente curricular obrigatório. De acordo com Philipson (1992), o imperialismo linguístico, em particular da língua inglesa, se coloca como uma estratégia de imposição sobre as demais línguas e culturas, as quais correm o risco de ver sua língua e cultura apagada por estratégias do imperialismo linguístico. Discute também a reforma do ensino médio como uma política linguística negativa e excludente em relação às línguas minoritárias e a Libras, como língua nacional dos surdos. Nesse sentido, é premente a necessidade de discutirmos o perigo reforma do ensino médio em homogeneização e desvalorização de línguas de sinais e outras línguas minoritárias no Brasil, como uma política linguística negativa e excludente.

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Como Citar

Ludwig, C. R. (2019). Reforma do Ensino Médio: Política Linguística Negativa e Excludente sobre a Língua Brasileira de Sinais. Porto Das Letras, 5(3), 161–185. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8142

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LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

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