O PAPEL SOCIAL DA MULHER NO CONTO “EVELINE DE JAMES JOYCE

Autores

  • Natalia Cristina de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Adriana Carvalho Capuchinho Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Mulher, Eveline, Repressão, Sociedade, Joyce.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar a função social da mulher dublinense no início do século XX através da análise do conto Eveline, de James Joyce. Procura se entender como essa personagem é retratada dentro do contexto histórico cultural e m que as mulheres de Dublin estavam inseridas, apresentar possíveis razões para a total resignação e sacrifício demonstrados por ela ao deixar sua vida de lado para se dedicar totalmente à família, bem como fazer uma relação entre a paralisia pessoal que e a vivencia e o papel da mulher dublinense, com vistas a entender o motivo pelo qual Eveline desistiu de fugir com o namorado para Buenos Aires. A importância de se estudar a obra de Joyce atualmente justifica se por sua escrita ainda peculiar e o teor irônico crítico de sua narrativa, transcendendo o tempo e abordando temas que permanecem atuais. De acordo com a análise levantada entende-se que a figura feminina na sociedade dublinense do início do século XX tem sua conduta gerenciada pela moral católica e pela ética social imposta pela coroa britânica. Também é possível notar a submissão ao homem a que a mulher dublinense está condicionada. Entende se também que a ambiguidade presente em todo o conto culmina na revelação de que fugir não é possível, post o que não seria uma escolha verdadeira, apenas a repetição da história em outro local. Desse modo, levantamos que, em se tratando de Joyce sua escrita remete ao entendimento de que sempre há uma nova possibilidade de (re)leitura dos aspectos abordados em sua obra.

Biografia do Autor

Natalia Cristina de Oliveira , Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Letras Língua Inglesa (Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional) e Mestranda no Programa de Pós graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins. 

Adriana Carvalho Capuchinho , Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa (DLM/USP), mestre em Antropologia Social (DA/USP). Graduada em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH USP). Docente do curso de Letras Língua inglesa na Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional. 

Referências

AMARAL, V. A. do. Literalmente Joyce: uma retradução de Dubliners. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

ATTRIDGE, D. Reading Joyce. ______. The Cambridge companion to James Joyce. Second Edtion. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

BULSON, E. The Cambridge Introduction to James Joyce. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

FARGNOLI, N.; GILLESPIE, M.. Patrick. Critical Companion to James Joyce: A Literary Reference to His Life and Work. New York: Facts on File. 2006.

GIACHINI NETO, E.; LÍMOLI, L.. Tempo e Espaço em Eveline de James Joyce. Anais do 5º Encontro do Celsul, Curitiba-PR. 2003.

GIFFORD, D.. Joyce Annotated: notes for Dubliners and A portrait of the artist as a young man. 2nd Ed. Berkeley: University of California Press, 1982.

JOYCE, J. Letters. Vol II. London: Faber and Faber, 1966.

______. Dubliners: Webster’s Thesaurus Edition. SanDiego: ICON Group International, 2005.

______. Dublinenses. Tradução de José Roberto O'Shea. São Paulo: Hedra, 2012.

O’SHEA, J. R. Introdução. JOYCE, James. Dublinenses. Tradução de José Roberto O'Shea. São Paulo: Hedra, 2012.

PIERCE, D. Cultural Nationalism and the Irish Literary Revival. International Jornal of English studies. Universidade of Murcia – Espanha. IJES; Vol.2. 2002.

SAWYER, R. We are but women. Women in Ireland’s History. Routledge; London and New York. 1993.

SPINKS, L.. James Joyce: A Critical Guide. Edinburgh University Press, 2009. 249 p.

TIGGES, W..“Derevaun Seraun!": Resignation or Escape? James Joyce Quarterly, vol. 32, no. 1. 1994, pp. 102–104.Disponível em www.jstor.org/stable/25473617. Acesso em 28 Março de 2021.

TINDALL, W. Y.. A Reader’s Guide to James Joyce. New York: Syracuse University Press, 1995.

TOLENTINO, M. V.. Fernandes de. James Joyce e a formação da nação irlandesa: História, Música e Literatura no Nascimento de uma Nação. Tese de doutoramento. Faculdade de Letras da UFMG – Belo Horizonte. 1999.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Oliveira , N. C. de ., & Capuchinho , A. C. (2021). O PAPEL SOCIAL DA MULHER NO CONTO “EVELINE DE JAMES JOYCE. Porto Das Letras, 7(especial), 49–67. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12102