Feminismo negro

uma perspectiva do discurso ideológico na desigualdade histórica da mulher negra

Autores

  • Clarice de Freitas Silva Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Palavras-chave:

Análise do Discurso; Dominação Patriarcal; Mulher Negra; Feminismo Negro; Interseccionalidade.

Resumo

A situação da mulher e do negro na sociedade brasileira carrega uma carga histórica de sofrimento e descaso social abrangente. Uma sociedade cercada por uma dominação patriarcal e racista que coloca a mulher como coadjuvante nas relações sociais e os homens como dominantes da voz e do comando nessas relações. Partindo dos pressupostos feministas viu-se a necessidade de uma luta que abarcasse não somente a mulher como dona de si e de suas vontades mais também dona de sua etnia e cultura — o feminismo negro. Principiado por essa necessidade, seguirei pelo caminho das reflexões de autoras ativistas como Simone de Beauvoir, Djamila Ribeiro e do filósofo Michel Foucault; para considerações linguísticas, do campo discursivo, apresentarei teorias de Michel Pêcheux, Fernanda Mussalim e Eni Orlandi. Diante desses pressupostos discursivos usarei a linguagem ideológica como forte constituinte de identidades sociais e relações sociais da mulher negra. Essa reflexão partirá da análise discursiva em diálogos do seriado Malhação Viva a Diferença, transmitido, na Rede Globo, entre o ano de 2017 a 2018.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. In: Djamila Ribeiro (Org). Feminismos Plurais. Pólen: São Paulo, 2019.
BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. Tradução Sérgio Milliet. Difusão Européia do Livro, São Paulo, 2ed, 1967.
O Segundo Sexo. Tradução Sérgio Milliet. Difusão Européia do Livro, São Paulo, 2ed, 1970.
BONETTI, Alinne; ABREU, Maria Aparecida de (Org.). Faces da desigualdade de gênero e raça no Brasil. IPEA: Brasília, 2011, p. 117-125.
CARNEIRO, Sueli. Gênero e raça. In: Cristina Bruschini e Sandra G. Unbehaum (orgs). Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: 2002.
COELHO, Andreza; GOMES, Sansarah. O movimento feminista negro e suas particularidades na sociedade brasileira. UFMA: Maranhão, 2015.
DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo: Niterói, 2007, p. 100-122.
FERREIRA, Ricardo; CAMARGO, Amilton. As Relações Cotidianas e a Construção da Identidade Negra. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. Brasília, 2011.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13. ed. - Rio de Janeiro, 1988.
A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, 7ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008, p. 151-199.
GONZALEZ, Lélia. A mulher negra na sociedade brasileira. In: Madel T. Luz (org). O lugar da mulher: estudos sobre a condição feminina na sociedade atual. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
MARCONDES, Mariana, et al (Org.). Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. IPEA: Brasília, 2013, p. 53-77.
MARINGONI, Gilberto. O destino dos negros após a Abolição. São Paulo, 2011.
MORGANTE, Mirela Marin; NADER, Maria Beatriz. O patriarcado nos estudos feministas: um debate teórico. Anpuh: Rio de Janeiro, 2014.
MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (org.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Vol. II, 3 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimento. Campinas, Pontes, 1999.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. 1997 (1975). A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas. In: F. Gadet; T. Hak (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3 ed. Campinas: Ed. da Unicamp, pp. 163-179.
RIBEIRO, Djamila. Feminismo negro para um novo marco civilizatório. Sur: Ensaios, 2016.
STRÜCKER, Bianca; MAÇALAI, Gabriel. 'Bela, recatada e do lar': os novos desdobramentos da família patriarcal. In: XIII Seminário Internacional de demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2016.

Downloads

Publicado

2021-02-07

Como Citar

Silva, C. de F. (2021). Feminismo negro: uma perspectiva do discurso ideológico na desigualdade histórica da mulher negra. Porto Das Letras, 7(1), 34–49. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11337