CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p338

Mots-clés :

Conhecimento, Bolonha, Gestão, Formação, Mercado

Résumé

O Processo de Bolonha desencadeou uma inclinação a valorização do conhecimento como uma estratégia de desenvolvimento, mediada pelos processos de formação e educação ao longo da vida. O presente artigo se volta para as questões relacionadas ao conhecimento organizacional e sua gestão, pós-Bolonha, mas não se reduzindo apenas a isso. Por meio da análise de diversos autores, discute-se o conhecimento organizacional e sua aplicabilidade. Conclui-se que reorganização do conhecimento trás consigo a tecitura de novos modelos organizacionais, de novos projetos de processos produtivos e de novos projetos de produtos finais, alinhados aos novos determinantes de mercado.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Suzana Gilioli Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em administração (Universidade Presbiteriana Mackenzie), mestre em gestão da qualidade (UNICAMP), graduada em administração (PUC-Goiás). Professora do curso de administração e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: suzanagilioli@yahoo.com.br.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br.

Références

ALLEN, T. J. Managing the flow of technology. Cambridge, MA: MIT Press, 1977.

BARNEY, J; HESTERLY, W. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Ed. Pearson, 2008.

BOLLINGER, A. S.; SMITH, R. D. Managing organizational knowledge as a strategic asset. Journal of Knowledge Management, v. 5, n. 1, p. 8, 2001.

CHIECHER, A. C.; FICCO, C. R.; PAOLONI, P. V.; GARCÍA, G. A. ¿Qué mueve a los estudiantes exitosos? Metas y motivaciones de universitarios en las modalidades presencial y distancia. Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 301-326, 30 maio 2016.

COUSINS, P.D. The alignment of appropriate firm and supply strategies for competitive advantage. International Journal of Operations & Production Management, v. 25, n. 5/6, 2005, p. 403-28.

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Working knowledge: How organizations manage what they know. Boston: Havard University Press, 1998.

DREW, S. Building knowledge management into strategy: making sense of a new perspective, Long Range Planning, v. 32, n. 1, pp. 130-6, 1999.

GALUNIC, D. C.; RODAN, S. Resource recombinations in the firm: Knowledge structures and the potential for schumpeterian innovation. Strategic Management Journal, Vol. 19, No. 12, p. 1193-1201, Dez. 1998.

GRANT, R. M. Toward a knowledge-based theory of the firm. Strategic Management Journal, v. 17, p. 109-122, winter 1996.

GUPTA, A.K., SMITH, K.G.; SHALLEY, C.E. The Interplay between explration and explotação.Academy of Management Journal, 49, 693–706, 2006.

HALAWI, L. A.; McCARTHY, R. V.; ARONSON, J. E. Knowledge management and the competitive strategy of the firm. The Learning Organization, v. 13, n. 4, p. 384-397, 2006.

HARRISON, Jeffrey S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos.Porto Alegre: Bookman, 2005.

LOPES, P.; PEREIRA, S.; MOURA, P.; CARVALHO, A. Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 42-61, 8 dez. 2015.

MCEVILY, S.; CHAKRAVARHY, B. The persistence of knowledge-based advantage: An empirical test for product performance and technological knowledge. Strategic Management Journal, v. 23, n. 4, Apr., 285-305, 2002.

MIRANDA-PINTO, M. S.; MONTEIRO, A. F.; OSÓRIO, A. J. POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 302-330, 1 jul. 2017.

NICKERSON, J. A.; ZENGER, T. R. A knowledge-based theory of the firm: the problem-solving perspective. Organization Science, v. 15, n. 6, 617-632, 2004.

PENROSE, E. A teoria do crescimento da firma. Campinas: UNICAMP, 2006. (Tradução do original de 1959).

PETERAF, M.A. The cornerstones of competitive advantage: a resource-based view. Strategic Management Journal, v. 14, n. 3, 179-91, 1993.

POPADIUK, S. Exploração e explotação do conhecimento organizacional.. São Paulo: mimeografado, 2012.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Entre comunicação e educação: o processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social/Jornalismo em Portugal. 2012. 614 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas) – UFBA/Faculdade de Comunicação, Salvador, 2012.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Implementação do quadro de qualificações europeu na formação e no ensino de comunicação social e jornalismo: Estudo das estratégias de aplicação em Portugal. Revista Estudos de Jornalismo, v. 6, p. 7-21, 2016b.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Novas geografias curriculares na União Europeia: o processo de Bolonha e a formação em Comunicação Social/Jornalismo. Revista Interin. Curitiba, v. 17, n.1, p. 11 - 95, jan. /jun. 2014.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Processo de Bolonha e Formação: estudos e ensaios. Alemanha: NEA - Novas Edições Acadêmicas, 2017a.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Processo de Bolonha: história, formação e ensino na União Europeia. Porto Alegre: Editora Fi, 2017b.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Processos de investigação/pesquisa em Comunicação Social/Jornalismo: pistas sobre as mudanças pós-Bolonha. Contemporânea (UFBA. Online), v. 14, p. 269-285, 2016a.

REIS, Pedro R.; CAMACHO, George. A avaliação da concretização do Processo de Bolonha numa instituição de ensino superior portuguesa. Revista Española de Educación Comparada, Espanha, n. 15, p.41-59, 2009.

SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J.; PEREIRA, I. C. A. DO QUADRO NEGRO AO TABLET: Desafios da docência na era digital. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 532-560, 1 maio 2017.

SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.

SILVEIRA JUNIOR, P. M. DA. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 136-155, 8 dez. 2015.

SOMMER, M. R. R. G.; DE PINHO, M. J. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: em favor de uma formação transdisciplinar. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 301-320, 1 ago. 2017.

TREVISAN, M. K.; DE PRÁ, E. B.; GOETHEL, M. F. Meme: intertextualidades e apropriações na Internet. Revista Observatório, v. 2, n. 1, p. 277-298, 1 maio 2016.

VIANA, J.; COSTA, F. A.; PERALTA, H. APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017.

WERNERFELT, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, Vol. 5, Issue 2, Apr. – Jun., p. 171-180, 1984.

WIKLUND, J.; SHEPHERD, D. Knowledge-based resources, entrepreneurial orientation, and the performance of small and medium-sized businesses. Strategic Management Journal, Vol. 24, No. 13, Dec., p. 1307-1314, 2003.

YEPES, J. A. L.; GARRE, M. F. M. Gestión de los recursos y capacidades de la empresa: la Clave de la ventaja competitiva sostenible. Información Comercial Española, n. 777, mar/abr 1999b.

ZACK, M. H. Knowledge and strategy. MA: Butterworth-Heinemann, 1999. 658.4012 K73.

ZGAGA, Pavel. Ten years after: time for reconsideration. Zagreb: University of Zagreb/UNESCO/ Processing the Bologna Process: Current Losses and Future Gains, 5-6 Mar. 2010. p. 1-30.

ZOLLO, M.; WINTER, S. G. Deliberate learning and the evolution of dynamic capabilities. Organization Science, v.13, n. 3, p. 339-351, may./jun., 2002.

Publié-e

2017-10-01

Comment citer

NUNES, Suzana Gilioli; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; MORAES, Nelson Russo de. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 338–353, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p338. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4241. Acesso em: 1 mai. 2025.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>