CORPOS DISSIDENTES: o documentário da subversão no interior do nordeste brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p28Mots-clés :
Documentário, Ditadura Vargas, Cidadania pós-colonial, Comunidade do CaldeirãoRésumé
O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (direção de Rosemberg Cariry, 1987) é um filme que conta a história do massacre da comunidade do Caldeirão no interior do Ceará – Brasil, em 1937. Após a morte do santo popular Padre Cícero Romão Batista em 1934, as forças locais se unem para apagar os registros dessa experiência coletiva e subversiva. Os testemunhos dos sobreviventes e das pessoas envolvidas no massacre conduzem o filme e a montagem nos conecta a dois momentos importantes: o período da ditadura Vargas, quando a comunidade é exterminada; e o ano em que o filme é produzido, que se sintoniza com o início da redemocratização do Brasil onde as pautas dos movimentos das pessoas que não tinham acesso a terra pressionavam a política nacional. O filme toca na questão da nossa cidadania pós-colonial e nas histórias não oficiais de violência que acompanham essa e outras regiões do Brasil.
Téléchargements
Références
FILME – O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Rosemberg Cariry, 1987)
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Um olhar no desenvolvimento do turismo religioso em Juazeiro do Norte – Ceará – Brasil: um enfoque na sustentabilidade. VI Seminário Latino Americano de Geografia Física, Universidade de Comibra, 2010.
BAZIN, André. O que é cinema? Tradução: Eloisa Araujo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização - São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade/ Judith Butler; tradução, Renato Aguiar.- 3a ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
______________. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In. LOURO, Guacira. O corpo educado. Belo Horizonte: autêntica, 2008.
DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Joaseiro; tradução Maria Yedda Linharess. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
DELEUZE, Gilles. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol.1/ Gilles Deleuze e Félix Guattari, tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. - São Paulo: Editora: 34, 2011.
GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografias do desejo/ Félix Guattari, Suely Rolnik. – 11. Ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
NETO, Lira. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão/ Lira Neto. – São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PRECIADO, Beatriz. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Revista Estudos Feministas, 2011.
SANTOS, Matheus Araujo dos. Abjeto em disputa: dissidências ou não entre Bataille, Kristeva e Butler. In: COLLING, Leandro e THURLER, Djalma. Estudos e políticas do CUS – Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade. – Salvador: EDUFBA, 2013.
SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. Tradução: Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SPIVAK, Gayatri. Quem reivindica a alteridade? In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Tendências e Impasses – O feminismo como crítica da cultura/ organização de Heloísa Buarque de Hollanda – Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.