PERCEÇÕES DO IMPÉRIO COLONIAL NA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA PORTUGUESA (1945-1974)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p119

Palavras-chave:

Cinema e identidade, Pós-colonialismo., Cinema e Império, Colonialismo

Resumo

O texto apresenta uma visão global sobre a forma como a ficção cinematográfica portuguesa, produzida durante o Estado Novo de Salazar e Caetano, refletiu sobre o império colonial entre o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda do regime (1974). A investigação baseia-se em onze obras produzidas entre 1945 e 1974, foi organizada de forma a permitir uma perceção global, conduzindo ao aparecimento  de três núcleos temáticos fundamentais, a conquista, a colonização e o regresso do império. Desse percurso resultou uma conclusão fundamental, sintetizada na expressão uma África, dois impérios, cujo entendimento essencial passa por uma dupla conceção, luminosa e sombria, sobre o Império Colonial Português entre 1945 e 1974.

 

 

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Biografia do Autor

Jorge Humberto dos Santos Seabra, Universidade de Coimbra | Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

Doutor em Letras, Mestre em História Contemporânea e Licenciado em História pela Universidade de Coimbra. É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e professor no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra a organização do festival de cinema Coimbra in motions. E-mail: jorge-seabra@sapo.pt

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

SEABRA, Jorge Humberto dos Santos. PERCEÇÕES DO IMPÉRIO COLONIAL NA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA PORTUGUESA (1945-1974). Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 3, p. 119–137, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p119. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2166. Acesso em: 14 nov. 2024.