HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA DIVULGAÇÃO DA CULTURA ÍNDIGENA SURDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a13pt

Palabras clave:

Tecnologia da informação e comunicação, História em quadrinhos

Resumen

O artigo através dos Parâmetros Curriculares Nacionais que contemplam as histórias em quadrinhos destaca a sua importância em sala de aula. O objetivo desse trabalho é usar as histórias em quadrinhos, como ferramenta tecnológica de ensino para divulgação de algumas Línguas Indígenas de Sinais que até o presente momento estão em estudos e catalogação. Compreendendo que é de fundamental importância o uso das tecnologias da informação e comunicação para a elaboração de registros de histórias em quadrinhos como também uma escrita que respeite os saberes das comunidades tradicionais. Assim há uma aprendizagem intercultural, usando as histórias em quadrinhos como um instrumento que possibilita manter viva a memória pela literatura indígena com o uso dessa tecnologia.

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Biografía del autor/a

Anderson da Costa Lacerda, Universidade Federal Fluminense

PhD student in the Postgraduate Program in Science, Technology and Inclusion, (PGCTIn-UFF) Fluminense Federal University. Master in Science and Biotechnology (PPBI-UFF) Niterói, RJ and Graduated in Information Technology Management, (UNESA) costa_lacerda@id.uff.br.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

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Publicado

2024-11-30

Cómo citar

LACERDA, Anderson da Costa; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA DIVULGAÇÃO DA CULTURA ÍNDIGENA SURDA. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 10, n. 1, p. a13, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a13pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/21049. Acesso em: 18 abr. 2025.

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