RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: valores sociais e culturais na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a6ptPalabras clave:
Relaciones Étnico-Raciales, Educación Infantil, Aspectos Sociales y CulturalesResumen
La sociedad brasileña es multicultural, formada por varios grupos étnico-raciales, sin embargo, la historia de muchos de estos pueblos está marcada por la discriminación y la desigualdad. La reeducación de las relaciones étnico-raciales no es una responsabilidad exclusiva de la escuela, sin embargo, desarrolla un papel fundamental en esta lucha. El artículo pretende estudiar las relaciones étnico-raciales, desarrolladas a través de los valores sociales y culturales, que proporcionan elementos significativos para el desarrollo de los bebés y los niños. La investigación señala que las prácticas educativas centradas en las relaciones étnico-raciales proporcionan a los niños momentos de experiencias sobre temas que impregnan su vida cotidiana, situaciones que les permiten interiorizar actitudes de respeto hacia todos, independientemente de las diferencias.
Descargas
Citas
AZEVEDO, M. Comunidades eclesiais de base e inculturação da fé. São Paulo: Loyola, 1996.
BERNIERI, Celenita; FÔLHA, Jardilene; ALVES, Laurenita. Relações Étnico-Raciais e Interculturalidade na Educação Infantil. In: II INTERFOR, VII ENFORSUP – UFT, 12 a 15 de setembro de 2017, Palmas, TO. Anais (on-line). Disponível em: < https://docs.uft.edu.br/share/s/3iMMPL_wRISw597jz_UE-w>. Acesso em: 25 de agosto de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas. Brasília: Secad/MEC, 2004. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf>. Acesso em: 24 de agosto de 2020.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.html>. Acesso em: 28 de agosto de 2020.
______ . Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc >. Acesso em: 30 de agosto de 2020.
______ . Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 de agosto de 2020.
______ . Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 26 de agosto de 2020.
_______. Lei n.8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 29 de agosto de 2020.
BRASIL. Lei nº 12.288 de 20 de julho de 2010. Estatuto da Igualdade Racial. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm >. Acesso em: 29 de agosto de 2020.
GOULART, Isabelly. A Importância da Educação Infantil na Formação do Cidadão Crítico/Reflexivo. Disponível em <http://pedagogia.com.br/artigos/criticoreflexivo/>. Acesso em: 27 de agosto de 2020.
HERMIDA, J. F. (org.) Educação Infantil: políticas e fundamentos. 1 ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007.
FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen; FARIA, Ana Lucia Goulart. Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015.
KRAMER, Sonia. O papel social da educação infantil (1), 2008. Disponível em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000082.pdf>. Acesso em: 27 de agosto de 2020.
LIMA, Maria Batista; TRINDADE, Azoilda Loretto da. Africanidades, currículo e formação docente: desafios e possibilidades. In: MELO, Maros Ribeiro de; LIMA, Maria Batista; LOPES, Edinéia Tavares (Orgs.). Identidades e alteridades: debates e práticas a partir do cotidiano escolar. São Cristóvão: Editora UFS, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, (Coleção magistério Série Formação do professor). 2008.
MUNANGA, Kabengele (org). Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/SECAD, 2008.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1998.
ROCHA José Damião; FÔLHA, Jardilene. Participação política nas práticas educativas das diversidades e relações étnico-raciais desenvolvidas em CMEI’S palmenses. In: VI Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFT, 2017, Palmas, TO. Anais (on-line). Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/376272445/Anais-VI-Seminario-PPGE-2017-2-pdf>. Acesso em: 26 de agosto de 2020.
VENTURINI, Andressa. As relações étnico-raciais na educação infantil. Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.