Experiences in museums do they have the ability to evoke memories in an elderly audience?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p772Keywords:
Idosos; Museus; MemóriasAbstract
A beleza do envelhecer. Museus – corpos. O que o envelhecimento traz de bonito, é que idosos adquirem sua própria bagagem ao longo de toda a sua vivência. As experiências vividas, são guardadas em um museu peculiar, seu próprio corpo. É de grande importância transmitir toda a sabedoria e experiência adquirida, pois só assim teremos a arte do encontro. No entremeio dessas memórias, os museus se tornam instrumentos de evocação. Por meio de encontros e diálogos em um artefato museal, a casinha de pau-a-pique possibilitou, potencializou, despertou e provocou experiências e reflexões do ontem no hoje.
Downloads
References
BAKHTIN. M. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. Ed. São Paulo: Hucitec, p. 36. 1999.
BAKHTIN. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João, p.87. 2010.
BOSI, E. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, (2ªed.); 1987.
FERREIRA. M. H. Idoso institucionalizado: um estudo interpretativo das histórias de vida [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 1999.
GONÇALVES, J. R. S. Antropologia dos objetos: Coleções, Museus, Patrimônios. Rio de Janeiro: (Coleção Museu, Memória e Cidadania); p. 27-28. 2007.
UKÖPTCKE. L. S. Analisando a dinâmica da relação museu-educação formal. Valente. M. E. A; Köptcke. L.S; Marandino. M; Heizer. A; Barros. S. S; Chagas. M.; Cury. M.X; Queiroz. G. P.; Machado. M.I.S. Caderno do Museu da Vida. O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Museu da vida, COC, FIOCRUZ. Rio de Janeiro. Pag 16-25. 2002.
LANGDON. E. J. M. A negociação do oculto: xamanismo, família e medicina entre os Siona no contexto pluri-étnico. [tese]. Florianópolis (SC): Departamento de Antropologia/ UFSC; 1994.
MAIRESSE, D.; FONSECA, T.M.G. Dizer, escutar, escrever: redes de tradução impressas na arte de cartografar. Revista Psicologia em Estudo, vol 7, n°2, p. 114. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722002000200013
NORA, P. Entre história e memória. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo: PUC, vol.10, n. 10, p. 7-28, dez/1993.
PAPALÉU-NETTO. M.; PONTE. JR. Envelhecimento: desafio na transição do século. In: Papaléu-Netto M, Ponte JR; Leme LEG, Paschoal SMP, Borgonovi N, Mercadante E, et al. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu; p. 3- 19. 2002.
SCHUTZE, F. Narrative Repraesentation kollektiver Schicksalsbetroffenheit. (1983) apud BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 90-113. 2002.
SCHUTZE. F. Die Technik des Narrativen Interviews in Interaktionsfeldstudien. (1977) apud BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 90-113. 2002.
SCHUTZE. F. Pressure and Guilt: War Experiences of a Young German Soldier and their Biographical Implications. (1992) apud BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 90-113. 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/026858092007003006
TEIXEIRA. INAO.; NÉRI. AL. A fragilidade no envelhecimento: fenômeno multidimensional, multideterminado e evolutivo. In: Freitas EV, Py L, Cançado FAX, Doll J, Gorzoni ML. Tratado de geriatria e gerontologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; p. 32-77. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.