MEMÓRIAS DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA A PARTIR DAS NARRATIVAS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: reminiscências de outrora

Autores

  • Jocyleia Santana dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS https://orcid.org/0000-0003-2335-121X
  • André Andrade da Silva UFT
  • Cleizenir Divina dos Santos Seduc/TO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a17pt

Palavras-chave:

História Oral; Narrativas; Memórias; Projeto Político Pedagógico.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender a implantação da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto em Palmas–TO e como as memórias de outrora são registradas na perspectiva do Projeto Político Pedagógico. O estudo pauta-se no método da História Oral, que focaliza a capacidade da memória humana de rememorar o passado na medida em testemunha o vivido. Adota-se a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica, com a aplicação da técnica de análise de conteúdo para interpretação do objeto desta pesquisa. Com base na literatura consultada e na análise realizada do Projeto Político Pedagógico da escola, os dados ressaltam que o colégio foi criado no contexto da implantação da capital, Palmas e da estruturação do Estado do Tocantins, se constituindo como uma escola pioneira, de vários líderes tocantinenses, ainda que fundamenta suas práticas educacionais em concepções pedagógicas, referenciais teóricos e legais que orientam o processo de ensino e aprendizagem, registradas no documento nortear de suas práticas e projetos pedagógicos, desvelando-se como um relevante documento-monumento da história oral e escrita dessa unidade de ensino.

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Referências

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

SANTOS, Jocyleia Santana dos; ANDRADE DA SILVA, André; CLEIZENIR DIVINA DOS SANTOS. MEMÓRIAS DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA A PARTIR DAS NARRATIVAS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: reminiscências de outrora. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a17, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a17pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20408. Acesso em: 19 mar. 2025.

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