MEMÓRIAS DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA A PARTIR DAS NARRATIVAS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: reminiscências de outrora
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a17ptPalavras-chave:
História Oral; Narrativas; Memórias; Projeto Político Pedagógico.Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender a implantação da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto em Palmas–TO e como as memórias de outrora são registradas na perspectiva do Projeto Político Pedagógico. O estudo pauta-se no método da História Oral, que focaliza a capacidade da memória humana de rememorar o passado na medida em testemunha o vivido. Adota-se a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica, com a aplicação da técnica de análise de conteúdo para interpretação do objeto desta pesquisa. Com base na literatura consultada e na análise realizada do Projeto Político Pedagógico da escola, os dados ressaltam que o colégio foi criado no contexto da implantação da capital, Palmas e da estruturação do Estado do Tocantins, se constituindo como uma escola pioneira, de vários líderes tocantinenses, ainda que fundamenta suas práticas educacionais em concepções pedagógicas, referenciais teóricos e legais que orientam o processo de ensino e aprendizagem, registradas no documento nortear de suas práticas e projetos pedagógicos, desvelando-se como um relevante documento-monumento da história oral e escrita dessa unidade de ensino.
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