A EDUCAÇÃO DE IDOSOS NA VEJA E NA FOLHA DE SÃO PAULO: dados para uma análise crítica

Autores

  • Patrícia Mattos Amato Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Simone Caldas Tavares Mafra Universidade Federal de Viçosa
  • Eveline Torres Pereira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p473

Palavras-chave:

Envelhecimento. Educação. Revista Veja. Folha de São Paulo.

Resumo

As temáticas do envelhecimento e da educação se apresentam de forma rotineira nos textos jornalísticos. A partir desta constatação, esta pesquisa teve como objetivo investigar a educação de idosos enquanto notícia na revista Veja e no jornal Folha de São Paulo, pois se acredita no poder desses veículos de mídia na construção dos valores e necessidades da sociedade brasileira. Trata-se de pesquisa descritiva, tendo a coleta dos dados suporte bibliográfico e documental. Os resultados apontaram para uma escassez de matérias e o silêncio dos periódicos de maior circulação no país acerca do crescimento da demanda de educação formal e informal pelos idosos brasileiros, o que sinaliza a manutenção de rótulos e a resistência ou indiferença à necessidade política, econômica e social de se ressignificar a velhice.

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Biografia do Autor

Patrícia Mattos Amato Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa/ Fundação Presidente Antônio Carlos. Doutora. Professora do curso de graduação em Direito da Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá/MG. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado e doutorado desenvolvidos junto ao Departamento de Economia Doméstica da UFV.

Simone Caldas Tavares Mafra, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa. Doutora. Professora titular e orientadora junto ao programa de pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. É pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa ERGOPLAN e do Grupo Risco Social e Envelhecimento.

Eveline Torres Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa. Doutora. Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa.  Coordena o PROAFA que engloba projetos interdisciplinares de extensão voltados a pessoas com deficiência e/ou transtorno mental. E-mail: eveline@uv.br.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

RODRIGUES, Patrícia Mattos Amato; MAFRA, Simone Caldas Tavares; PEREIRA, Eveline Torres. A EDUCAÇÃO DE IDOSOS NA VEJA E NA FOLHA DE SÃO PAULO: dados para uma análise crítica. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 473–506, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p473. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7668. Acesso em: 20 abr. 2024.