INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Nelson Russo de Moraes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Fernando da Cruz Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Cristiane Teixeira Bazílio Marchetti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Felipe Góes de Moraes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Joicileia Juliate Fonseca Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p890

Palavras-chave:

Educação socioambiental, Gestão social, Formação crítica

Resumo

A produção do conhecimento interdisciplinar é pauta central deste trabalho, que traz os desafios da sociedade contemporânea como pano de fundo para um debate sobre a importância do pensamento crítico e da educação socioambiental para a formação de um profissional mais completo em contraposição a muitos dos desejos concretos da organização social vigente. Esta comunicação científica desdobra-se dos trabalhos desenvolvidos no GEDGS (Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social) da UNESP a partir da tese e textos de defesa de linha de pesquisa para a obtenção do título de livre-docente em Gestão e Educação Ambiental do Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, na FCE/UNESP, em setembro de 2019. Conclui em defesa de que, independentemente da área de formação, é importante a instrumentalização do pensamento crítico e o amadurecimento de um olhar socioambiental sobre diferentes grupamentos humanos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação socioambiental. Gestão social. Formação crítica.

 

 

ABSTRACT

The production of interdisciplinary knowledge is the central theme of this work, which brings the challenges of contemporary society as a background for a debate on the importance of critical thinking and socio-environmental education for the formation of a more complete professional in opposition to many of the concrete desires. of the current social organization. This scientific communication unfolds from the works developed at UNESP's GEDGS (Study Group on Democracy and Social Management) from the thesis and texts of defense of the research line to obtain the title of professor in Environmental Management and Education of PhD Nelson Russo de Moraes, FCE / UNESP, September 2019. Concludes in defense that, regardless of the area of ​​formation, the instrumentalization of critical thinking and the maturation of a socio-environmental perspective on different human groups is important.

 

KEYWORDS: Social and environmental education. Social management. Critical formation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor Associado Doutor da FCE/UNESP Tupã, docente do PGAD/UNESP e do PPGCOM/UFT. Livre-docente em Gestão e Educação Ambiental (UNESP). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA). Mestre em Serviço Social (UNESP). Bacharel em Administração (ITE/Bauru). E-mail: nelsonrusso.unesp@gmail.com .

Fernando da Cruz Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Estudante de graduação (Curso de Administração) da FCE/UNESP Tupã. E-mail: fernandotraduz@gmail.com

Cristiane Teixeira Bazílio Marchetti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Estudante do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD/FCE/UNESP Tupã). E-mail: cris.bazilio@hotmail.com 

Felipe Góes de Moraes , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Estudante de Mestrado em Ciência Florestal (FCA/UNESP Botucatu). E-mail: felipe.goes.de.moraes@gmail.com 

Joicileia Juliate Fonseca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bacharel em Agronomia (FACTO/Palmas/TO). Integrante do GEDGS/UNESP/Tupã. E-mail: joicileia.juliate@hotmail.com 

Referências

BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2016.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>

BRAGA, W. R. DE O.; MORAES, N. R. DE; DIAS BAPTISTA, R.; PUTTI, F. F.; BRAGA JÚNIOR, S. S. A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 1076-1106, 29 abr. 2018.

CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia – vol.1. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

________. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista brasileira de educação. Set/out/nov/dez/2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n24a02.pdf>

CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em <http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao_institucional/>

COSTA, C. Sociologia. São Paulo: moderna, 2010.

DE MORAES, N. R.; MARTÍNEZ, M. P.; RUIZ, S. C. M.; MOMBELLI, G. S.; BISPO, B. L.; SILVA, G. T. B. E; PACANARO, Y. G. Origens teóricas da corrupção na gestão pública contemporânea: debate conceitual. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 156-173, 8 dez. 2015.

DE MORAES, N. R.; CAMPOS, A. C.; SILVA, M. L.; SOUZA, F. C. COMUNIDADES TRADICIONAIS: cultura e identidade. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 501-522, 1 ago. 2017.

DE MORAES, N. R.; BRUMATTI, L. M.; LIMA, A. R.; CAMPOS, A. C. ANÁLISE DA CONVERGÊNCIA CONCEITUAL DOS TERMOS “TERRITÓRIO” E “COMUNIDADE TRADICIONAL” NO BRASIL. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 518-539, 1 jul. 2017.

DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2017.

HESSEN, J. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LATOUR, B. A esperança de Pandora. Bauru/SP: EDUSC, 2001.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução: Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petropolis/RJ: Vozes, 2011.

MARTINS, G.A.; THEÓPHILO, C.R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2ªed. São Paulo: Atlas, 2009.

MASETTO, M.T. Docência na universidade. 4ªed. São Paulo: Papirus, 2002.

MORAES, N. R. DE; CAMPOS, A. DE C.; MÜLLER, N. DE M.; GAMBA, F. B.; GAMBA, M. F. D. D. F.; BRAGA, W. R. DE O. O CONCEITO DE TERRITÓRIO DENTRO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS BRASILEIRAS. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 442-455, 30 out. 2016.

MORAES, N. R. DE; SOUZA, F. DA C.; HAMADA, C. DOS S. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: recorte a partir de uma revisão bibliográfica sistemática. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 670-709, 1 jul. 2019.

NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.

PORTO JÚNIOR, F.G.R. Processo de Bolonha: história, formação e ensino na União Europeia. Porto Alegre: Editora Fi, 2017.

PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. FORMANDO PESQUISADORES PÓS-BOLONHA EM PORTUGAL: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 202-228, 1 out. 2017.

RIBEIRO, D. A universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

SANTOS, B.S.; ALMEIDA FILHO, N. A universidade do século XXI: para uma universidade nova. Coimbra/Portugal: Almedina, 2008.

SANTOS, J.M. O pensamento de Niklas Luhmann. Covilhã/Portugal, Universidade de Beira Interior, 2005.

SEIFFERT, M.E.B. Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2018.

__________. ISO 14001: sistemas de gestão ambiental, implantação objetiva e econômica. São Paulo: Atlas, 2007.

SILVA, C.P. A matemática no Brasil: uma história de seu desenvolvimento. Curitiba: Editora da UFPR, 1992.

SIMÕES, M.L. O surgimento das universidades no mundo e sua importância para o contexto da formação docente. Revista Temas da Educação. V.22, n.2, p. 136-152, jul/dez. João Pessoa/PB, 2013. Disponível em <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17783/10148>

TEIXEIRA, A. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

TÖNNIES, F. Community and society. Michigan/EUA: Michigan State University

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

MORAES, Nelson Russo de; SOUZA, Fernando da Cruz; MARCHETTI, Cristiane Teixeira Bazílio; MORAES , Felipe Góes de; FONSECA, Joicileia Juliate. INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE . Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 890–905, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p890. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>