CULTURA DOS MEMES NO AMBIENTE CONECTIVO: identidades e criação coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p700

Palavras-chave:

consumo, fãs, identidade, memes

Resumo

Este artigo propõe uma análise que compreende a autorrepresentação no ambiente conectivo através da criação coletiva de memes como vetor que opera na construção de identidades. A partir do engajamento dos fãs do programa de reality show Big Brother Brasil, observamos os processos cognitivos, estéticos e linguísticos e as práticas de ressignificação de mensagens na produção e consumo de memes. Dado o modo de ser que incidem nas leituras que os fãs realizam, podemos afirmar que a autorrepresentação recai no próprio processo de construção do meme, quando o usuário relaciona e interconecta diversas referências de textos que advêm de sua memória afetiva-social e repertório midiático.

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Biografia do Autor

Soraya Maria Ferreira Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora e Mestre na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. Comunicadora Social formada na Universidade Federal de Juiz de Fora. Prof. Associada no PPGCOM/UFJF da Faculdade de Comunicação da UFJF.

Luiza de Mello Stefano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-graduanda em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais; Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do grupo de pesquisa Conexões Expandidas

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

VIEIRA, Soraya Maria Ferreira; STEFANO, Luiza de Mello. CULTURA DOS MEMES NO AMBIENTE CONECTIVO: identidades e criação coletiva. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 700–724, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p700. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7191. Acesso em: 19 dez. 2024.