CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE VÍDEO PARA EDUCAÇÃO DE IDOSOS HIPERTENSOS

Autores

  • CAROLINA GALGANE LAGE MIRANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS https://orcid.org/0000-0002-2003-4342
  • Mauro Silveira Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • José Lamartine Soares-Sobrinho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p933

Palavras-chave:

Vídeo, Idosos, Hipertensão, Educação em Sa´úde, Video

Resumo

O artigo descreve a experiência sobre elaboração de material educativo, formato de vídeo artístico criado coletivamente por pesquisadores e idosos hipertensos, como estratégia para obtenção de atitude reflexiva, participativa e autônoma sobre sua doença, cuidado de si e uso correto e seguro de medicamentos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Vídeo; Educação em Saúde; Idoso; Hipertensão.

 

 

 

ABSTRACT

The article describe the experience about the elaboration of educational material, an artistic video format created collectively by hypertensive researchers and seniors, as a strategy to obtain a reflexive, participatory and autonomous attitude about their illness, self care and correct and safe use of medications.

 

KEYWORDS: Video; Health education; Old man; Hypertension.

 

 

RESUMEN
El artículo describe la experiencia en la elaboración de material educativo, un formato de video artístico creado colectivamente por investigadores y ancianos hipertensos, como una estrategia para obtener una actitud reflexiva, participativa y autónoma sobre su enfermedad, el autocuidado y el uso correcto y seguro de los medicamentos.

 

PALABRAS CLAVE: Video; Educación para la Salud; Viejo; Hipertension.

 

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Biografia do Autor

CAROLINA GALGANE LAGE MIRANDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG (2004), com habilitação em Farmácia Industrial, pela UFMG (2005). Doutora em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na linha de pesquisa: Desenvolvimento Tecnológico de Medicamentos, com a pesquisa: "Arte na Educação em Saúde: Ensino e Aprendizagem para Transformar relações". Mestre em Inovação Terapêutica - PPGIT/UFPE, na linha de pesquisa: Região, Território e Inovação em Saúde. Com a pesquisa: "Atenção farmacêutica: considerações para a Política Nacional a partir da cidade de Palmas". Tem experiência na área de Políticas de Saúde, com ênfase em Educação em Saúde, Educação Popular em Saúde, Saúde Coletiva, Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica. Pós-Graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, desenvolveu sua pesquisa sobre o Processo de Criação do espetáculo "Breu" do Grupo Corpo, e a Teoria Geral dos Sistemas Complexos de Bungue. Contemplada com os Prêmios da Fundação Nacional de Artes: Prêmio Klauss Vianna de Dança; Prêmio Funarte Artes de Rua; e o Prêmio Myriam Munis de Teatro. Sendo uma das fundadoras da Companhia Lamira Artes Cênicas, no qual já recebeu inúmeras Premiações e Editais Culturais Nacionais, Instituições Particulares e Bancárias.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

MIRANDA, CAROLINA GALGANE LAGE; CASTRO, Mauro Silveira; SOARES-SOBRINHO, José Lamartine. CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE VÍDEO PARA EDUCAÇÃO DE IDOSOS HIPERTENSOS. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 933–948, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p933. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7236. Acesso em: 14 nov. 2024.