ESTRANHAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p131Palavras-chave:
Multiculturalismo, estudos culturais, pedagogias culturaisResumo
O ensaio abre um conjunto de perguntas sobre a questão multicultural, a partir de alguns textos literários e de duas exposições de artes visuais realizadas no ano de 2016 em São Paulo e Florianópolis. Aborda-se, a partir de autores como Stuart Hall e Edward Said, o aspecto narrativo da questão multicultural, salientando os modos como os romances articulados ao ensaio contam a respeito dos encontros, repletos de estranhamentos, entre heterogeneidades. A partir das imagens artísticas visitadas nas exposições e comentadas no texto indaga-se sobre os estranhamentos que elas incitam. Por fim, defende-se uma pedagogia estranhável nas práticas educativas que se desejam abertas ao outro e provocadoras de rasuras nas presumidas identidades que se imagina habitar.
PALAVRAS-CHAVE: Multiculturalismo; estudos culturais; pedagogias culturais.
ABSTRACT
The essay opens a set of questions about the multicultural theme, it uses some literary texts and two exhibitions of visual arts held in 2016, in São Paulo and Florianópolis. The narrative aspect of the multicultural theme is approached based on authors such as Stuart Hall and Edward Said, emphasizing the ways in which the novels, articulated to the essay, speak about the encounters, full of estrangement, between heterogeneities. Based on the artistic images that were visited at the exhibitions and also mentioned on the text, it investigates the estrangements that these provoke. Finally, a “pedagogy of strangeness” is defended in educational practices that wish to be open to others and are provocative of erasures in the apparent identities that is thought to inhabit.
KEYWORDS: Multiculturalism; cultural studies; cultural pedagogies.
RESUMEN
El ensayo abre un conjunto de preguntas sobre el tema multicultural, a partir de algunos textos literarios y de dos exposiciones de artes visuales realizadas en 2016, en São Paulo y Florianópolis. El aspecto narrativo del tema multicultural se aborda desde la perspectiva de autores como Stuart Hall y Edward Said, destacando las formas en que los romances articulados al ensayo se refieren a los encuentros, repletos de extrañamientos, entre heterogeneidades. A partir de las imágenes artísticas, visitadas en las exposiciones y comentadas en el texto, se investiga sobre los extrañamientos que estas incitan. Por último, se defiende una “pedagogía extrañable” en las prácticas educativas que se desean abiertas al otro y provocadoras de tachaduras en las presuntas identidades que se imagina habita.
PALABRAS CLAVE: Multiculturalismo; estudios culturales; pedagogías culturales.
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