Brejeirices, Patacoadas e Mixórdias: História de Vida, Produção Cultural e Atualidade de Cornélio Pires

Autores

  • Gustavo Esteves Lopes Investigador colaborador do Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC), e do Centro de Mémória de Hortolândia"Professor Leovigildo Duarte Junior" (Hortolândia-Estado de São Paulo). Doutorando em Estudos Contemporâneos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III-UC). http://orcid.org/0000-0001-8711-2504

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p142

Palavras-chave:

Cornélio Pires (1884-1958), História de Vida, Produção Cultural, Cultura Caipira

Resumo

 O presente artigo tem como escopo visitar a história de vida, analisar a produção cultural e examinar o legado e a atualidade da obra do Poeta Caipira, Cornélio Pires (1884-1958). Não somente sua estrutura de criação e funcionamento inseridos/vinculados a sistemas de produção cultural são importantes para compreender o processo de implantação da indústria cultural no Brasil, como também sua obra é fonte para compreender oralidades, literariedades, formas de expressão, saberes e fazeres que ainda subsistem graças a comunidades/grupos/indivíduos detentores/produtores de bens/referências de culturas caipiras, e populares em geral.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Esteves Lopes, Investigador colaborador do Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC), e do Centro de Mémória de Hortolândia"Professor Leovigildo Duarte Junior" (Hortolândia-Estado de São Paulo). Doutorando em Estudos Contemporâneos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III-UC).

Investigador colaborador do Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC), e do Centro de Mémória de Hortolândia"Professor Leovigildo Duarte Junior" (Hortolândia-Estado de São Paulo). Doutorando em Estudos Contemporâneos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III-UC).

Referências

ALVES, Emiliano Rivello. Cornélio Pires e Monteiro Lobato: da Esperança à Melancolia – O Debate sobre o Progresso. Brasília: UnB, 2012. (Tese de Doutorado)

ARAÚJO, Alceu Maynard. Cornélio Pires: o bandeirante do folclore paulista. Revista da Academia Paulista de Letras n. 72, p. 109-131, Mar. 1968.

AMARAL, Amadeu. O Dialeto Caipira: Grammatica e Vocabulario. São Paulo: O Livro, 1920.

ARAÚJO, Alceu Maynard. Cornélio Pires: o bandeirante do folclore paulista. Revista da Academia Paulista de Letras n. 72, p. 109-131, Mar. 1968.

ARAÚJO, Alceu Maynard. Cornélio Pires: o bandeirante do folclore paulista. Revista

da Academia Paulista de Letras n. 72, p. 109-131, Mar. 1968.

BELUZZO, Ana Maria de Moraes. Voltolino e as raizes do modernismo. São Paulo, SP: Marco Zero, SEC-SP, 1992.

BERTOLLI FILHO, Claudio. Um fragmento da história da comunicação no Brasil: Cornélio Pires e o caipira paulista. 2009. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bertolli-claudio-fragmento-da-historia-da-comunicacao.pdf, capturado em 08/11/2015.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

BOURDIEU, Pierre. Esquisse d'une Theorie de la Pratique: recede de trois etudes d'ethnologie kabyle. Genève: Droz, 1972.

BOURDIEU. Les Règles de l’Art: Genèse et Structure Du Champ Littéraire. Paris: Éditions Du Seil, 1992.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História Literária. Rio de Janeiro: Ouro sobre Papel, 2010.

_______. Os Parceiros do Rio Bonito: Estudo sobre o Caipira Paulista e a Transformação dos meios de vida. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul,2011.

COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural: Cultura e Imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997.

DANTAS, Macedo. Cornélio Pires: Criação e Riso. São Paulo: Duas Cidades, Sec. Cultura, Esporte e Turismo, 1976.

FONSECA, Maria Cristina. Juó Bananére: o abuso em blague. São Paulo: Editora 34, 2001.

GALVÃO, Walnice Nogueira. As Musas do Assédio: Literatura e Indústria Cultural no Brasil. SP: SENAC, 2005.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e Projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 1999

LAJOLO, Marisa. Monteiro Lobato: a modernidade do contra. São Paulo: Brasiliense, 1985.

LEITE, Sylvia Helena Telarolli de Almeida. Chapéus de Palha, Panamás, Plumas, Cartolas: a Caricatura na Literatura Paulista (1900-1920). São Paulo: Ed.UNESP, 1996.

LIMA, Alceu Amoroso Lima. Contribuição à História do Modernismo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1939.

LOBATO, Monteiro. Zé Brasil. Rio de Janeiro: Editorial Vitória, 1947.

_______. Urupês. São Paulo: Revista do Brasil, 1918.

MILLIET, Sérgio. Diário Crítico – Volume IV. São Paulo: Livraria Martins; Edusp, 1981.

PEIXOTO, Silveira. Falam os escritores - Vol. I. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 2ª ed., 1971.

MEIHY, José Carlos Sebe; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, famílias, comunidades. São Paulo: Contexto, 2011.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Monteiro Lobato e o Outro Lado da Lua; in: FABRIS, Annateresa. Modernidade e Modernismo no Brasil. São Paulo, Mercado de Letras, 1994. pp.39-55.

NAXARA, Márcia Regina Capelari. Estrangeiro em sua própria terra: representações do brasileiro, 1870/1920”. São Paulo: Annablume/FAPESP, 1998.

ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

PINEAU, Gaston; JOBERT, G. (Coord.) Histoire de vie. Paris: L’Harmattan, 1989.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, J.-L. Les histoires de vie. Paris:PUF, 1993.

PIRES, Cornélio Pires. Conversas ao Pé do Fogo: Paginas Regionaes. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 3ªed., 1927.

_______. As Estrambóricas Aventuras de Joaquim Bentinho. Rio de Janeiro: Cia. Editora Nacioal. 1924.

_______. Continuação das Aventuras de Joaquim Bentinho. Rio de Janeiro: Cia. Editora Nacional. 1929.

RIBEIRO, Alexandre Marcondes Machado. Juó Bananére: as Cartas d'Abax'o Piques. São Paulo: Ed.UNESP, 1998.

SALIBA, Elias Thomé. Raízes do Riso: a representação humorística na história brasileira : da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.

SANTOS, Gilda; VELHO, Gilberto. Artifícios e Artefatos: entre o literário e o Antropológico. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998. P. 298

VEIGA, Joffre Martins (org.). Antologia Caipira: Prosa e Poesia de Cornélio Pires. São Paulo: O Livreiro, 1960.

_______. A Vida Pitoresca de Cornélio Pires. São Paulo: O Livreiro, 1961.

Publicado

2016-05-30

Como Citar

LOPES, Gustavo Esteves. Brejeirices, Patacoadas e Mixórdias: História de Vida, Produção Cultural e Atualidade de Cornélio Pires. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 142–162, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p142. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1787. Acesso em: 19 nov. 2024.