MEMÓRIAS E NARRATIVAS: a vocação comunitária do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (CEPRE/FCM/Unicamp) por meio da história oral
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p684Palavras-chave:
História oral, comunidade, memóriaResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a trajetória e a atuação comunitária do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (CEPRE), que integra a Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Por meio de narrativas orais de docentes e outros profissionais que foram e são responsáveis pela constituição e pelo desenvolvimento do CEPRE, discute-se a história e a memória do Centro, principalmente considerando-se sua definição inicial como um instituto voltado a atividades de prestação de serviço em saúde às comunidades. Os depoimentos confirmaram as experiências individuais como constitutivas do tecido social e a história oral como um método eficaz para lidar com a trajetória de instituições.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. Ed, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. 386 p.
BORGES, Maria Eliza Linhares. A Reforma Universitária de 1968: memórias da repressão e da resistência na UFMG. História Oral, v. 11, n. 1-2, p. 149-168, jan.-dez. 2008.
BRIANI, Maria Cristina. História e construção social do currículo na educação médica: a trajetória do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas, 2003.
BRISOLLA, Sandra et. al. As relações universidade-empresa-governo: Um estudo sobre a Universidade Estadual de Campinas. Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 61, dezembro, 1997.
CÁNDIDA SMITH, R. Circuitos de subjetividade: História oral, arte e acervo. São Paulo: Letra e Voz, 2012.
CEPRE. Planes CEPRE FCM. Campinas, SP: Faculdade de Ciências Médicas, 2016. 32 fl.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral – memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 136 p.
FERREIRA, Marieta de Moraes. História oral, comemorações e ética. Projeto História. Ética e História oral, São Paulo, nº 15, p.157-164, abr. 1997.
FIGUEIREDO, Miriam Beatriz Figueiredo. Da memória dos trabalhadores à Memória Petrobras: A história de um projeto. FGV: Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais. Rio de Janeiro, 2009.
FRISCH, Michael. A Shared Authority: Essays on the Craft and Meaning of Oral and Public History. New York: SUNY Press, 1990.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. Educ.[online]. 2009, vol.14, n.41, pp. 269-280.
PASSERINI, Luisa. A memória entre política e emoção. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
PORTELLI, Alessandro. Ensaios de história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
SAAD, Mário José Abdalla et al. FCM 50 ANOS – A realidade ultrapassou o sonho / Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas. Campinas, Sp: FCM Unicamp, 2013 – 360p.
SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. História oral na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.