O USO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL (PES) EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O caso da Pró Reitoria de Avaliação e Planejamento da Universidade Federal do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p562

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, universidade federal, administração pública

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação da metodologia do Planejamento Estratégico Situacional (PES) na Pró Reitoria de Avaliação e Planejamento (PROAP), e os primeiros resultados deste processo.  Entende-se que é necessário ressaltar que este planejamento deve ser dinâmico, e de um modo geral adaptar-se a dinâmica do ambiente interno e externo, e de modo especial à dinâmica das pessoas. Por este motivo tão importante quanto a realização do planejamento é seu monitoramento a fim de promover ajustes que aumentem a capacidade de realizar sua visão de futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Trombini Duarte, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UFT). E-mail: msduarte@uft.edu.br. 

Jasiel Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Pró Reitoria de Administração e Finanças (UFT). E-mail: jasiel@uft.edu.br. 

Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO),  mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Doutor em Estudos do Desenvolvimento Comparado nas Américas (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: waldecy@uft.edu.br.

Referências

ARAÚJO, Maria Arlete Duarte. Planejamento estratégico: um instrumental à disposição das universidades? Revista de administração pública, v. 30, n. 4, p. 74-86, 1996.

ALPERSTEDT, Graziela Dias; MARTIGNAGO, Graciella; FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira. O processo de adaptação estratégica de uma instituição de ensino superior sob a ótica da teoria institucional. Revista de Ciências da Administração, v. 8, n. 15, p. 1-24, 2006.

BORGES, Djalma Freire; ARAÚJO, Maria Arlete Duarte de. Uma experiência de planejamento estratégico em universidade: o caso do centro de ciências sociais aplicadas da UFRN. Revista de Administração Pública, v. 35, n. 4, p. 63 a 75, 2001.

LIMA, Jaasiel Nascimento. Planejamento e Orçamento como instrumentos integrados de gestão: o caso da Universidade Federal do Tocantins. Dissertação de mestrado em gestão de políticas públicas. Palmas, 2015.

LOPES, Luiz Antonio Coelho; BERNARDES, F. R. Estruturas administrativas das universidades brasileiras. São Paulo: VIII SEMEAD, 2005.

MARCELINO, Gileno Fernandes. Gestão Estratégica em Universidade: O Caso da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (FA/UnB). In: Encontro Nacional de Administração (2001). Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2003/GPG/2003_GPG313.pdf

MATUS, Carlos. Fundamentos da planificação situacional e os métodos do VII Plano da Nação. In: RIVERA, Francisco Javier Uribe. Planejamento e programação em saúde: um enfoque estratégico. São Paulo: Cortez, 1992, cap.3, p.107 ‐149.

____ O plano como aposta. In: Planejamento e Orçamento governamental coletânea – volume 1. ENAP, Brasília 1991

____. Política, Planejamento e Governo. Brasília. Ed. IPEA, Tomos I e II, 1993.

Publicado

2017-07-01

Como Citar

DUARTE, Michelle Trombini; NASCIMENTO, Jasiel; RODRIGUES, Waldecy. O USO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL (PES) EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O caso da Pró Reitoria de Avaliação e Planejamento da Universidade Federal do Tocantins. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 562–580, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p562. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3381. Acesso em: 25 abr. 2024.