O QUE FAZEM O COMMUNITY MANAGER E O EDITOR DE MÍDIAS SOCIAIS EM DOIS VEÍCULOS DE REFERÊNCIA: ciberjornalismo ou marketing?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p327Palavras-chave:
Jornalismo, Jornalista, Audiência, Diário de Pernambuco, La VanguardiaResumo
Com a maior possibilidade de interatividade, a partir da Web 2.0, os jornalistas foram desafiados a reinventar-se como profissionais ante a necessidade de respostas para uma audiência que dialoga com os veículos. O objetivo do artigo é refletir sobre essas novas funções que reúnem atribuições do campo jornalístico e do marketing, mudando a rotina jornalística e levando a questionamentos importantes sobre quais são os valores que norteiam os jornalistas nos processos de seleção, apuração e edição pós redes sociais. O trabalho é fruto de uma pesquisa, de cunho etnográfico, realizada no Diario de Pernambuco, mais antigo jornal em circulação da América Latina, e no espanhol La Vanguardia.
Downloads
Referências
ABREU, Alzira Alves de. A modernização da imprensa (1970- 2000). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (Coleção Descobrindo o Brasil).
ADGHIRNI, Z. L. Mudanças Estruturais no Jornalismo:travessia de uma zona de turbulência. In: PEREIRA, Fábio; MOURA, Dione; ADGHIRNI, Zélia (Org.). Jornalismo e Sociedade Teorias e Metodologias. Florianopolis: Insular, 2012.
BERGHELLA,V. Community Manager y Social Media Editor, nuevos espacios para periodistas. Disponível em: . Acesso em 10 nov. 2013.
CABRAL, Águeda. Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo. Tese de doutorado. Recife: UFPE, 2012.
CASETTI, F.; CHIO, F. Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y prácticas de investigación. Barcelona: Paidós, 1999.
CASERO, A.; MARZAL, J. Periodismo em televisión: nuevos horizontes, nuevas tendências. Zamorra, Espanha: Comunicación Social Ediciones y publicaciones, 2011.
FÍGARO, ROSELI; NONATO, C.; Grohmann, Rafael. As mudanças no mundo do trabalho do jornalista. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013. v. 1. 344 pp.
FIGUERÔA, F. Entrevista concedida pelo editor de Mídias Sociais do Diario de Pernambuco a autora dessa tese. Recife, 2013.
LAGE, Nilson. Conceitos de jornalismo e papéis sociais atribuídos aos jornalistas. Revista Pauta Geral-Estudos em jornalismo,2014.
LOSADA, P. Entrevista concedida pela editora executiva do Diario de Pernambuco a autora dessa tese. Recife, 4 de nov. 2013.
MESQUITA, G. Interfiro, logo existe: a audiência potente e as novas relações no jornalismo. Tese de doutorado. Recife: UFPE, 2014.
PAVLIK, John V. El Periodismo y los nuevos medios de comunicación. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, S. A, 2005.
SOUZA, K. Entrevista concedida pela repórter da editoria de Mídias Sociais do Diario de Pernambuco a autora dessa tese. Recife, 4 de nov. 2013.
VENTURA, P. Entrevista concedida pela chefe das redes sociais do Lavanguardia.com à autora do artigo tese. Barcelona, 12, fev. 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.