O QUE FAZEM O COMMUNITY MANAGER E O EDITOR DE MÍDIAS SOCIAIS EM DOIS VEÍCULOS DE REFERÊNCIA: ciberjornalismo ou marketing?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p327

Palavras-chave:

Jornalismo, Jornalista, Audiência, Diário de Pernambuco, La Vanguardia

Resumo

Com a maior possibilidade de interatividade, a partir da Web 2.0, os jornalistas foram desafiados a reinventar-se como profissionais ante a necessidade de respostas para uma audiência que dialoga com os veículos. O objetivo do artigo é refletir sobre essas novas funções que reúnem atribuições do campo jornalístico e do marketing, mudando a rotina jornalística e levando a questionamentos importantes sobre quais são os valores que norteiam os jornalistas nos processos de seleção, apuração e edição pós redes sociais. O trabalho é fruto de uma pesquisa, de cunho etnográfico, realizada no Diario de Pernambuco, mais antigo jornal em circulação da América Latina, e no espanhol La Vanguardia.

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Biografia do Autor

Giovana Borges Mesquita, UFPE

Doutora em Comunicação e mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), com estágio sanduíche na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona (Espanha). Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e em Direito pela Sociedade Caruaruense de Ensino Superior (SCES). Coordena o Grupo de Pesquisa Dinâmicas do Jornalismo e é integrante do grupo Jornalismo e Contemporaneidade da UFPE. Atualmente é professora adjunta I do curso de Comunicação, na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru. Foi professora do curso de graduação em Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão. E-mail: giovanamesquita@yahoo.com.br.  

 

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

MESQUITA, Giovana Borges. O QUE FAZEM O COMMUNITY MANAGER E O EDITOR DE MÍDIAS SOCIAIS EM DOIS VEÍCULOS DE REFERÊNCIA: ciberjornalismo ou marketing?. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 327–345, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p327. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3261. Acesso em: 26 abr. 2024.